HDPE pode suportar temperaturas de até 120 graus Fahrenheit (120 Celsius) e um preço tão baixo quanto -148 Fahrenheit ( -100 graus Celsius) . Isso torna o material ideal para o transporte de substâncias mecanicamente quentes e frias , bem como o calor geotérmico e líquidos pressurizados . Seu ponto de fusão é de 266 Fahrenheit (130 graus Celsius) . Isto também é útil na fabricação como o material pode ser moldado em forma e a temperaturas relativamente baixas .
Densidade
Como esperado HDPE tem uma densidade maior do que o polietileno normal , com uma classificação de cerca de 0,950 gramas por centímetro cúbico . Isso significa que sua estrutura atômica é muito mais compactadas do que outras substâncias com uma classificação mais baixa , permitindo HDPE para suportar altas pressões sem quebrar .
Resistência à Tração
a resistência à tração refere-se a quanta pressão um pedaço de material pode suportar antes de romper ou rasgar em duas partes. A resistência à tração do HDPE é geralmente entre 3.000 e 3.500 libras por polegada quadrada (psi) . Isso também permite que ele para lidar com o transporte de substâncias de alta pressão e ser facilmente fabricado em formas sem risco de danificar a estrutura dos materiais.
Dureza
HDPE tem uma dureza classificação de SD65 , com o SD de pé para o desvio padrão . Devido a sua alta densidade, PEAD é muito rígido e duro que ele não vai deformar . A avaliação da dureza por si só não é um valor particularmente impressionante , mas combinada com a sua resistência à tração e densidade permite que a estrutura física do HDPE permanecer forte quando está a ser fabricados para aplicações específicas e durante o uso.