Como descobrir o rendimento teórico de uma reação química

Os químicos usam equações de reação para mostrar que os produtos químicos reagem entre si e também os produtos resultantes . Estas equações também dar as proporções relativas dos átomos ou moléculas que se combinam e que são formadas . Se você sabe a quantidade de reagentes de partida, você pode usar as proporções em uma equação de reação para calcular a quantidade de produto que você deve começar se tudo funciona perfeitamente . Este valor é conhecido como o rendimento teórico . Na prática, é muito raro para obter o rendimento teórico a partir de uma reação, mas isso ainda é um valor útil saber , uma vez que pode ser aplicada para descobrir como os is.Things reação eficiente Você vai precisar de
Calculadora
massas Reagente
pesos moleculares reagente /produto
Mostrar Mais instruções
1

Escreva a equação da reação química. Você pode obter isso a partir de uma fonte de referência , como um manual de laboratório da escola , ou de um livro de química texto. Por exemplo , a equação para a combustão do gás metano é ; CH4 + O2 - & gt; CO2 + H2O e você pode querer encontrar o rendimento teórico de dióxido de carbono (CO2) , se você reagir CH4 16g e 54g O2 .
2

Adicionar coeficientes numéricos na frente dos reagentes químicos ou produtos , conforme exigido para equilibrar a equação . Isto significa que existem tantos átomos de cada elemento do lado esquerdo, como existem no lado direito . A equação de exemplo não é equilibrado uma vez que existem 4 H 2 O e do lado esquerdo e 2 e H 3 O na direita . Você pode reescrever a equação como CH4 + 2O2 - & gt; CO2 + 2H2O para equilibrar .
3

Calcular as moles de cada reagente químico por divisão da massa de cada reagente por seu peso molecular ( MW ) , expressa em gramas por mole . A toupeira é uma unidade padrão de química quantidade igual a 6,02 x 10 ^ 23 átomos ou moléculas . Você pode encontrar os pesos moleculares em uma fonte de referência básica , como um livro didático. Se você tivesse 16 g de CH4 ( MW 16 g /mol) e 54 g de O2 ( 32 g /mol) , você teria 16/16 ou 1 mol de CH4 e 54/32 ou 1,69 moles de O2.

4

Encontre o reagente limitante na reação. Esta é a química reagir que vai acabar em primeiro lugar como a reação progride e você pode encontrá-lo através da comparação dos moles de reagentes com base em seus coeficientes numéricos . No caso do exemplo , que têm de 1 mole de CH4 . Desde 1 mol de CH4 reage com 2 moles de O2 , você precisa de 2 moles de O2 para usar isso , mas você só tem 1,69 moles , de modo O2 é o reagente limitante e será executado em primeiro lugar.
5

multiplicar as moles do seu reagente limitante pela relação do coeficiente numérico do produto que está para o cálculo de rendimento para o coeficiente numérico do reagente limitante. Isto dá-lhe os moles de produto que irá , teoricamente, ser formados. Para o exemplo , você iria multiplicar 1,69 moles de O2 pela razão de 1/2 para se obter um rendimento de 0,845 moles de CO2.
6

Multiplique o resultado do seu último cálculo pelo peso molecular do produto química para se obter o rendimento teórica da reacção em unidades de gramas de produto . No caso do exemplo, você poderia calcular 0,845 g vezes CO2 44 g /mole para obter um rendimento teórico de 37,2 g de CO2.

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]