A água cobre mais de dois terços da superfície da Terra. A profundidade média dos oceanos mede cerca de 4 km , mas as trincheiras, que aparecem , vastos abismos , desde escavadas na superfície do fundo do oceano , esticar milhares de braças além do fundo do oceano. Esses recursos podem chegar , tanto para baixo como 11 km, superando até mesmo a altura da montanha mais alta da Terra , o Monte Everest , que mede 9 quilômetros de altura. Condições extremas nas fossas oceânicas , ou zonas hadal , criaturas de força que os habitam para sobreviver escuridão total , temperaturas frias e pressões brutais .
Condições
Vinte e dois de as 26 fossas oceânicas mais conhecidas ocorrem no Oceano Pacífico sozinho. Pressão diminui de 1 atmosfera , a força exercida pelo ar em objectos ao nível do mar , para cada descida de 10 metros em água . A pressão no ponto mais baixo nos oceanos poderia ultrapassar 1.000 vezes a pressão de sentir em terra, capaz de esmagar submarinos convencionais como latas de alumínio. Porque a luz solar não consegue penetrar além do superior 1.000 m de água, as trincheiras chegar perto de temperaturas de congelamento , e os arredores são banhadas em completa escuridão.
Criação
os mesmos movimentos subterrâneos que causam desastres naturais, como terremotos , erupções vulcânicas e tsunamis também formou a superfície da Terra , dando origem a todas as formas de relevo e recursos marinhos . A superfície da Terra é composto de uma série de peças de quebra-cabeça , chamadas placas tectônicas , que se unem em diferentes limites. Placas borda longe um do outro em limites divergentes , aproximam-se em limites convergentes e slides uns contra os outros em transformar limites. Movimento convergente das placas que revestem o fundo do oceano criou as fossas oceânicas ; placas contorceu debaixo outras placas , criando cortes quilômetros de profundidade no fundo do oceano.
dinâmica ecológica
Por causa da falta de luz em níveis mais baixos do oceano , o alimento se torna escasso nas trincheiras. As cadeias alimentares e teias alimentares em quase toda parte começar com os produtores, organismos como plantas e algas que fazem sua própria comida. Todas as outras criaturas dentro da cadeia alimentar dependem de produtores , de forma direta ou indiretamente pelo consumo por consumir esses organismos se alimentam de produtores. Outros animais trincheira adaptaram um estilo de vida de eliminação , vivendo de restos de organismos mortos que caem dos níveis superiores do oceano . Animais predadores que se alimentam desses catadores desenvolveram características que lhes permitem maximizar as oportunidades de alimentação.
A vida nas trincheiras
Mais de 40 anos depois de mergulho do Trieste, Alan Jamieson, um pesquisador da Universidade de Oceanlab de Aberdeen, lançou o hadal -Lander , um navio não tripulado exploratório , em várias fossas oceânicas . Pictures trouxe de volta para os pesquisadores revelaram que a vida nas trincheiras incluídos peixes, mariscos , caracóis, pepinos do mar , vermes , estrelas do mar e os anfípodes camarão -like. Peixes como o rato-cauda vivem nas fossas oceânicas parecem menos bizarra do que peixes como o fangtooth , que ocupa águas que correm menos profunda.