iluminar a célula fotovoltaica com uma fonte de iluminação constante , isto é , uma fonte que fornece um nível constante de potência óptica . Se desejado , quantificar a intensidade da luz através da medição da potência óptica com o medidor de energia .
2
Ligar a resistência variável com a saída da célula fotovoltaica . Varie a resistência de um circuito aberto para um curto-circuito e registrar a resistência , tensão e corrente em cada configuração. Note-se que a tensão DC irá mudar , mesmo que a potência óptica permanece o mesmo.
3
Determine o ponto de potência máxima da célula fotovoltaica. A energia em qualquer ponto é o produto da corrente e tensão . Anote a resistência no ponto de potência máxima . O ponto máximo de energia representa a tensão de corrente contínua e corrente gerada no ponto de operação mais eficiente da célula fotovoltaica .
4
Extrai-se a potência com um circuito combinado para a resistência no ponto de potência máxima . O circuito será perfeitamente compatível com a mesma potência óptica na qual você fez as medições iniciais , e perto da perfeição para níveis de potência ópticas próximas a esse nível. Não há diretrizes gerais para fazer isso, porque há tantos tipos diferentes de circuitos .