As cianobactérias são procariontes . Eles não têm uma estrutura interna complexa , são organismos unicelulares , e são capazes de fotossíntese. Os registros fósseis indicam que eles já existem há pelo menos 3,5 bilhões ano - eles ainda existem em grande número hoje , e mais ou menos 50 por cento do oxigênio na atmosfera da Terra . Aproximadamente 2,3 bilhões de anos atrás , as cianobactérias se tornou tão bem-sucedido em sua sobrevivência e reprodução (através de fissão binária ) que contribuíram para o enorme aumento na quantidade de oxigênio na atmosfera , que começou naquela época.
Endosimbiose Entre cianobactérias e células vegetais
cerca de 2,0 bilhões de anos atrás - embora alguns especialistas acham que pode ser já em 3,0 bilhões de anos AP - As primeiras formas de eucariotos surgiram. Estes organismos tinha evoluído a partir de cianobactérias e foram o que se tornaria eucariontes , ou plantas verdes, mas na época eram provavelmente semelhantes a algas marrons - e eles lutaram para respirar no ambiente novo , rico em oxigênio . Assim, os eucariontes emergentes entrou em uma relação simbiótica com as cianobactérias e usou o cianobactérias para realizar sua respiração para eles. Simbiose é quando dois organismos estão em um relacionamento mutuamente benéfico com o outro. O tipo de relação simbiótica que se desenvolveu entre as cianobactérias e as plantas verdes foi endosymbiosis - o que significa que um dos organismos simbióticos , neste caso, a cianobactéria , viveu dentro do outro organismo simbiótico , neste caso a célula eucariótica . Os detalhes de como o relacionamento evoluiu endosymbiotic são desconhecidas.
Especialização do cloroplasto
Ao longo dos milhões de anos que se seguiram o desenvolvimento da relação entre endosymbiotic cianobactérias ea eucariota , as cianobactérias que viveu dentro das células da planta tornou-se tão especializado na fotossíntese que eles pararam de realizar a maioria das outras funções por conta própria, e contou com as organelas dentro das células da planta para fornecer as funções necessárias . A cianobactéria planta de células -moradia se tornou tão especializada que hoje é apenas uma organela - o cloroplasto - dentro da célula vegetal , e não um organismo que poderia viver por conta própria. No entanto, o cloroplasto ainda mantém algumas características de um organismo separado da planta que vive dentro . Por exemplo, o cloroplasto mantém o seu próprio conjunto de DNA, que é diferente do DNA da planta .
Reprodução do cloroplasto
Ao longo dos milhões de anos durante o qual o cianobactérias especializado para se tornar o cloroplasto , ele não perdeu a capacidade de se reproduzir por fissão binária. Uma vez que o DNA do cloroplasto é distinto da célula vegetal do , o núcleo da célula não pode copiar o DNA do cloroplasto . Em vez disso , os ribossomas do cloroplasto , que também são distintas das da célula da planta , reproduzir o DNA do cloroplasto dentro do próprio cloroplasto . Ao contrário do DNA da célula vegetal , o DNA do cloroplasto é circular e descoberta, e inclui o código necessário para a realização da fotossíntese.