O efeito físico mais comum da síndrome XYY é uma estatura mais alta. No entanto , não é um sinal revelador da síndrome XYY . De acordo com Dennis O'Neil , do Departamento de Antropologia Palomar College, do sexo masculino com síndrome XYY são geralmente acima de 6 metros de altura . Ainda assim, isso não é uma diferença óbvia porque eles média apenas 3 centímetros mais alto do que suas contrapartes XY . A grande maioria dos homens que estavam três centímetros acima da altura média do sexo masculino não têm a síndrome. Além disso, homens com síndrome XYY tendem a ser mais esguio com má coordenação , e eles podem ter dificuldade em ganhar peso.
Acne
Embora a causa ainda não é compreendido , a maior incidência de acne grave foi encontrada na população de homens XYY . É possível que estes homens têm valores mais elevados de testosterona , que é ligada à acne . No entanto, há informações contraditórias sobre se os homens com um cromossomo Y extra de produzir maiores quantidades de testosterona .
Desenvolvimento Sexual
Além de um crescimento mais rápido surto e casos graves de acne durante os anos da puberdade , o desenvolvimento sexual de homens com XYY é normal em comparação com os homens XY . Ao contrário de várias outras desordens cromossômicas , a síndrome não está ligada a problemas com a fertilidade . Além disso, Genetics Educação afirma que os homens com cromossomos XYY não têm uma maior probabilidade de gerar filhos com a doença . A ocorrência de um cromossomo Y adicional parece ser aleatória.
Outros possíveis efeitos
Enquanto os efeitos físicos da síndrome XYY são geralmente inofensivas , a síndrome tem sido associada a alterações cognitivas e comportamentais . O site Genetics Home Reference afirma que a síndrome XYY é associado com dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento mais lento das competências linguísticas . O atraso no desenvolvimento de habilidades motoras , como a capacidade de andar , é outro problema em potencial. Homens com síndrome XYY também podem sofrer de movimentos motores involuntários , conhecidos como tiques. Embora seja um conceito controverso, problemas comportamentais podem incluir transtorno de personalidade anti-social e agressividade. O transtorno tem sido usada como uma defesa em processos penais .