No sentido muito básico da terminologia , um produto fotoquimicamente reativo é aquele que vai sofrer uma reação na presença de luz. As reações químicas ocorrem entre os elétrons de valência de um átomo e outro . Há uma certa quantidade de energia - o chamado limiar de energia - necessária para permitir que o processo tenha lugar . Desde que a luz é apenas uma fonte de energia , pode também contribuir para a energia de activação . Alguns exemplos desses tipos de produtos químicos entram na categoria de compostos orgânicos de emissões.
Agência de Proteção Ambiental
A EPA divulgou um relatório afirmando que a quantidade de oxidantes na atmosfera , o ozônio , está diretamente relacionada com a quantidade de compostos orgânicos fotoquimicamente reativas , ou PROCs , encontrados no ar. Devido a este fato , a EPA decidiu tentar controlar a quantidade de PROC liberado no ar . O teste de fumaça que quase todo mundo é obrigado a fazer para inscrição estadual é uma tentativa de fazê-lo. Um dos objetivos da EPA é encontrar e diminuir a quantidade de PROCs encontrado em bens de consumo.
PROC Lançamento
A quantidade de PROCs encontrado em bens de consumo é diferente do valor efetivamente liberado no meio ambiente . Alguns dos produtos químicos podem tornar-se fisicamente ou quimicamente ligado a um recipiente que vai se tornar parte de um aterro sanitário. Outra parte pode ser liberado para os sistemas de água , evitando assim a contribuir para os oxidantes atmosféricos. Além disso, uma pequena parte pode ser consumida por micróbios encontrados em sistemas de esgotos .
Compostos Orgânicos Voláteis
Ao falar sobre um produto fotoquimicamente reativo, ele também é útil para mencionar outra classe de substâncias químicas para fazer uma distinção entre os dois. Produtos químicos orgânicos que são altamente voláteis são referidos como sendo um composto orgânico volátil . Esta classe diferente, devido à ausência de um componente fotoquimicamente reactivo . Isto significa que os produtos químicos são suficientemente voláteis para ser encontradas no ambiente , mas que não são suficientemente reactivos para contribuir para os oxidantes no ar . Alguns exemplos desta categoria incluem a acetona , o propano, o metanol e o isopropanol . Metano e etano têm uma pequena componente fotoquimicamente reativo , mas não o suficiente para contribuir para oxidantes atmosféricos.