Entenda como os átomos estão estruturados antes de você começar a olhar para a tabela periódica. Cada átomo é composto de pequenas partículas chamadas prótons, nêutrons e elétrons. Em termos simples , o átomo contém um núcleo , formado por prótons e nêutrons , rodeado por elétrons que orbitam em torno dele em uma série de anéis conhecidos como conchas, semelhante à forma como os planetas do nosso sistema solar órbita ao redor do sol. Elementos diferentes têm diferentes números de prótons, nêutrons e elétrons dentro deles.
2
Veja como a tabela periódica é construído a partir de lotes de quadrados individuais. Cada quadrado representa um elemento particular e contém algumas informações sobre ele. O número na parte superior da praça é o número atômico do elemento, que indica quantos prótons estão em cada átomo. O número na parte inferior do quadrado indica sua massa atômica , o que indica quantos prótons e nêutrons estão em cada átomo. Cada quadrado também informa o nome do elemento e seu símbolo , composto por uma ou duas letras que representam o elemento em todas as línguas .
3
Procure os números escritos em torno do exterior da tabela . Estes começam perto de hidrogênio na parte superior esquerda . Você vai ver 18 colunas verticais e sete linhas horizontais. Os cientistas referem-se às colunas verticais como grupos e as linhas horizontais como períodos .
4 Noble neon gás, muitas vezes usado em lâmpadas elétricas coloridas, é um exemplo comum de um gás nobre .
Olhe atentamente para o coluna vertical, ou grupo , mais à direita para entender por que os elementos são agrupados do jeito que são . Grupo 18 é composto pelos gases nobres , que são agrupados juntos, porque eles compartilham muitas propriedades comuns , uma das quais é que eles não reagem facilmente com outros elementos. A maior parte dos elementos são estáveis e, portanto, pouco provável que reagem com outros elementos , quando elas têm oito electrões no seu invólucro exterior . Os números atômicos dos gases nobres dizer quantos elétrons que têm. Neon, por exemplo, tem um número atômico de 10 , o que significa que tem dois elétrons em sua camada interior e oito na camada externa .
5
Olhe para as linhas horizontais , ou períodos , mostrados na tabela periódica . Cada linha indica que os elementos em que têm propriedades semelhantes , como a forma como eles conduzem eletricidade .
6
Seu tabela periódica pode mostrar os elementos em três cores diferentes. Essas cores indicam propriedades metálicas dos elementos. Um total de 17 elementos à direita do gráfico, incluindo os gases nobres, compõem os não-metais. Sete elementos Paralelamente a estas , incluindo silício e arsênio , são os elementos metalóide eo resto dos elementos são classificados como metais.