Entre as idades de 13 e 17 , a maioria das pessoas vai passar pela puberdade e se tornam sexualmente maduros . Isso significa que o adolescente é fisicamente capaz de ter relações sexuais e produzir filhos , e esta é a idade em que muitas pessoas começam a se envolver em relacionamentos românticos , pela primeira vez . No entanto, se o adolescente escolhe ser sexualmente íntimo ou não depende de uma série de fatores, incluindo atitudes familiares , crenças religiosas e educação sobre doenças sexualmente transmissíveis , contracepção e gravidez. Esta é também a idade em que as pessoas costumam tomar consciência da sua própria orientação sexual.
Adolescent Mental Desenvolvimento
A adolescência é a fase da vida em que a maioria das pessoas se tornar independente de sua pais e desenvolver a capacidade de tomar decisões fundamentadas sobre suas próprias vidas . No entanto, exames de ressonância magnética de sujeitos adolescentes revelaram que essa habilidade se desenvolve ao longo do tempo . Adolescentes mais jovens apresentaram atividade cerebral na amígdala - uma parte do cérebro que tem a ver com as reações intuitivas e emoções de medo - durante as atividades que foram associados com o lobo frontal em adolescentes mais velhos . O lobo frontal tem a ver com o uso do pensamento racional , por isso parece que a capacidade de aplicar a razão para os problemas diários é algo que se desenvolve na adolescência tardia , e pode não estar totalmente disponível para os adolescentes mais jovens.
teoria psicossocial de Erikson
na teoria " psicossocial " influente de desenvolvimento humano criado pelo psicólogo Erik Erikson , a adolescência é o quinto dos oito estágios da vida humana . Na teoria de Erikson , cada fase está associada a uma crise específica por meio do qual cada pessoa deve passar. Erikson associada a fase adolescente com a questão da identidade em relação confusão de papéis . Ele viu o adolescente como sendo um estado de crise psicológica , tentando determinar sua própria identidade e seu papel no mundo. Erikson também viu nesta fase como sendo marcado por uma intensa curiosidade sobre a sexualidade.
A Crise da Adolescência
Em teoria psicossocial de Erikson do desenvolvimento humano , todo mundo passa por oito etapas , cada um dos quais é marcado por uma crise diferente. Se a crise é resolvida de uma forma equilibrada , a pessoa passa para a próxima fase com uma força de personalidade particular ou habilidade. Se a crise for resolvida , sem sucesso , a pessoa vai desenvolver um dos dois problemas de personalidade . Na fase adolescente , a crise está relacionada com questões de identidade em relação confusão de papéis . Se o adolescente se concentra na identidade muito, o resultado pode ser fanatismo hipócrita . Se o adolescente cede à confusão de papéis , o resultado pode ser a alienação social. Se o adolescente tem sucesso em encontrar um equilíbrio interior , o resultado é a capacidade de ter relações fortes e leais e para encontrar algum sentido de contribuir para a comunidade .