vibrações sísmicas têm efeitos diferentes em diferentes tipos de solo. A terra que é composta de hard rock não vibrar muito, mas solo mais macio abalaria rapidamente. Isto é chamado de amplificação das ondas sísmicas . Este efeito pode ser compreendido considerando o exemplo de gelatina em uma placa . Quando a placa é agitada um pouco , a gelatina inicia agitando rapidamente . Devido a isso, estruturas como edifícios que são construídos em terreno macio incorrer em mais dano de vibrações sísmicas de edifícios construídos em terreno difícil .
Liquefação
Se há uma considerável quantidade de água presente no subsolo e do solo é macio, as vibrações sísmicas pode transformar o solo estável em um material fluido -like. Este processo é chamado de liquefacção . Qualquer estrutura construída com base nesse fundamento seria destruído como resultado de liquefação . Além disso, os tubos subterrâneos, tais como os de esgoto e água, pode subir até a superfície e bóia.
Seiches
Seiches são os sloshings rítmicos de água em lagos e reservatórios causadas por vibrações sísmicas após um terremoto . As vibrações produzem ondas sísmicas que se propagam em reservatórios de água . Lá eles produzem seiches , que podem ser perigosas em grandes reservatórios . Por exemplo, em barragens , podem causar graves danos às paredes e outras estruturas submarinas .
Danos estruturais
As vibrações sísmicas são bastante complexa , porque o chão treme -se e para baixo , bem como para os lados durante esses eventos. A quantidade de destruição causada por essas vibrações não depende apenas de sua intensidade e duração, mas também sobre a resistência das estruturas e do tipo de terreno em que eles descansam .