Um verdadeiro experimento usa grupos para testar uma hipótese . Os membros destes grupos são designados aleatoriamente para os grupos controle e variáveis, eo pesquisador é em grande parte no controle de todo o experimento. Um projeto não- experimental não segue este formato. Pode haver apenas um grupo , ou pode não ser possível atribuir aleatoriamente participantes . Desenhos não-experimentais são frequentemente utilizados em psicologia, mas tem valor em outras áreas também. Projetos experimentais têm mais validade e pode mostrar mais definitivamente a resposta a uma pergunta do que os projetos não- experimentais , apesar de projetos não- experimentais têm suas próprias vantagens , como a redução de custos em muitos casos.
Quase- delineamentos experimentais
Um projeto quasi- experimental é qualquer experimento em que o pesquisador não é capaz de dividir os sujeitos da pesquisa em grupos iguais . Em condições ideais , os grupos são divididos aleatoriamente em grupos controle e experimentais para eliminar diversos tipos de preconceito. Algumas situações não permitem isso . Os indivíduos testados, manipuladas com uma variável , então testadas novamente e , em comparação com os resultados anteriores fazem parte de um desenho quase - experimental. Indivíduos testados em intervalos ao longo do tempo com uma variável manipulada em cada ponto , também são parte de um desenho quase experimental . Estes projetos têm potencial de viés e variáveis externas . No entanto, em alguns casos, este é o único projeto prático para uma experiência.
Developmental Projeto
Em um projeto de desenvolvimento , o tempo é a principal variável de o experimento . Por exemplo, o comportamento de um grupo de crianças em uma determinada situação pode ser comparada à de adultos . Um grupo de voluntários podem ser estudados para a mesma variável , não manipulado , durante um longo período de tempo . Estes tipos de estudos são bons em descrever as tendências ou demonstrando os efeitos do tempo . A principal desvantagem deste tipo de estudo é a mortalidade assunto ou assuntos abandonar o experimento por várias razões, como o tempo passa .
Observação
pesquisa observacional é qualquer tipo de pesquisa em que um investigador estuda o comportamento de um indivíduo através da observação do sujeito . O pesquisador pode estudar o comportamento em um ambiente natural ou podem participar de um grupo para estudar esse grupo. Estudos de caso, em que uma única pessoa ou um pequeno grupo é estudado, também fazem parte da pesquisa observacional . Pesquisa observacional também pode ser realizada através da análise de dados pré-existentes . Estes tipos de ensaios são propensas à polarização por parte do investigador bem como a informação errónea do objecto do estudo . Além disso, se um sujeito tem consciência da observação, o sujeito pode ter um comportamento diferente , distorcendo os resultados . No entanto, em muitos casos, traz informações valiosas a partir da observação e pesquisadores podem descobrir informações chave que pode levar a futuras experiências .