Isótopos diferem dos elementos normais do número de prótons contidos no seu núcleo . Normalmente, qualquer elemento tem o mesmo número de prótons e nêutrons. Um isótopo , por outro lado , contém um número desigual de neutrões e protões . Número de um isótopo de nêutrons e prótons é gravado usando uma proporção . Por exemplo , um átomo de carbono comum consiste em seis electrões , seis protões e seis neutrões . Carbono -13 , um isótopo de carbono , tem seis elétrons, prótons e seis sete nêutrons .
Estabilidade Vs. Instabilidade
Alguns isótopos são considerados como instável , enquanto outros são considerados estáveis . Estabilidade de um isótopo depende de sua composição atômica. Se um isótopo tem demais, ou muito poucos, nêutrons , ele é considerado um radioisótopo , ou um isótopo instável . Radioisótopos sempre decair em um isótopo estável . Por outro lado , isótopos estáveis , não se decomporem. Desde a sua combinação particular de prótons e nêutrons não vai causar cárie , carbono -13 e carbono-14 são exemplos de isótopos estáveis .
Medição Isótopos Estáveis
Os isótopos estáveis são medidos por meio de um processo chamado de gás de espectroscopia de massa da relação isotópica . Para o primeiro passo , os investigadores transformar os isótopos em gás e ionizar eles. Ionização é o ato de retirar elétrons dos átomos , dando- lhes o átomo de carga positiva . Estes isótopos de gases carregados positivamente são enviados através de um tubo curvo . Como eles viajam , um ímã separa esses isótopos de acordo com a sua massa. Uma ferramenta chamada um colector de Faraday medir a massa de isótopos na extremidade do tubo .
Isótopos estáveis em Ecologia
isótopos estáveis estão na base de várias ferramentas ecologistas usar para conduzir a pesquisa. Um processo , por exemplo , chama-se a técnica de isótopo de abundância natural , uma técnica que utiliza isótopos estáveis para medir a eficiência com que uma determinada planta utiliza água . Outra técnica , a técnica de isótopos tracer , permite que os ecologistas para medir a taxa de mineralização que ocorre dentro do solo.