Desenhar uma caixa . Desenhe uma linha vertical no centro. Desenhe uma linha horizontal, também através do centro. Isso cria quatro caixas iguais dentro da caixa inicial.
2
Escrever genótipo da mãe para a característica especial que você está examinando ao longo do topo . Use letras maiúsculas para um gene dominante e letras minúsculas para um gene recessivo. Por exemplo , se uma mãe não tem um gene dominante e um gene recessivo para uma determinada característica , em seguida, uma das caixas que têm uma letra maiúscula próximo para ele ( isto é, " B " ) e uma das caixas que têm uma letra minúscula ao lado -o ( isto é, " b " ) . Se ela tem dois genes recessivos , haverá duas letras minúsculas ( bb ): uma ao lado de cada caixa. Se ela tem dois genes dominantes , haverá duas letras maiúsculas (BB) : . Novamente, ao lado de cada caixa
3
Escrever genótipo do pai para a característica especial que você está examinando ao longo do lado esquerdo.
4
Preencha as quatro caixas , olhando para a coluna e linha que corresponde a cada caixa individual. Para a caixa de canto superior esquerdo, você combinar o gene da esquerda para a mãe e para o gene na parte superior para o pai . Escreva a combinação na caixa (ou seja, "BB" , "BB" , ou "bb" ) . Sempre escreva a letra maiúscula em primeiro lugar, se há um presente gene dominante .
5
Olhe para todas as quatro caixas para determinar a probabilidade de que prole terá uma determinada característica . A presença de um gene dominante significa que é provável que o número de descendentes têm a característica. Adicionar -se os quatro probabilidades totais para determinar a percentagem . Por exemplo, se dois dos quatro caixas contêm um gene dominante na combinação materna e paterna , então há uma chance de 50 por cento do total que a descendência terá a respectiva característica.