O S orbital , que é esférica , é orbital o mais básico . Há espaço para dois elétrons neste orbital , que são representados na tabela periódica no alcalinos e os metais alcalino-terrosos . Além disso , o hidrogénio e hélio encher o S orbital , uma vez que não têm mais do que dois electrões . O S orbital é o único tipo orbital que tem um anti - nodo no centro do núcleo . Todos os outros orbitais evitar o núcleo devido a um nó de onda no núcleo que faz com que o momento angular longe dele.
O P Orbital
O próximo tipo orbital é o P orbital, que tem uma forma de haltere triplo orientados perpendicularmente . Cada lóbulo haltere é orientada em princípio, as seis direcções no espaço tridimensional . Os halteres têm o seu ponto de tangência no núcleo . Há espaço para seis elétrons nos orbitais p . Os P corresponde orbitais para os metais de transição, pós metalóides , não-metais , halogênios e gases nobres na tabela periódica .
A D Orbital
A D orbitais possui cinco lóbulos distintos . Quatro dos lóbulos são compostos de lâmpadas em forma de pêra que se encontram num plano com o ponto tangencial ao núcleo . Estes lóbulos ocupam os três planos tridimensionais principais , assim como um plano tangencial . O lóbulo final é constituído por um toro , com duas lâmpadas em forma de pêra no eixo z . Há espaço para 10 elétrons no orbital D , que correspondem aos metais de transição .
A F Orbital
O F orbital tem sete lobos separados dispostos de uma forma muito forma complicada . O F orbital tem espaço suficiente para 14 elétrons , que correspondem aos lantanídeos e actinídeos dos metais de transição interna .
Orbitais teóricas
Não é tecnicamente um quinto tipo de orbital bem . Esta quinta orbital refere-se maiores, orbitais teóricas que sustentam os elétrons para os elementos teóricos.