A existência de relâmpagos bola é com base na observação públicos , mas é imprevisível e escasso. A verdadeira causa de um raio bola ainda é um mistério . Os cientistas que se pensava relâmpago bola era uma brincadeira por causa da inconsistência de dados de observação , mas experiências de laboratório criaram formas de relâmpago bola.
Universidade de Canterbury Testes
Recentes científica estudos têm recriado relâmpago bola em laboratórios . Cientistas criam uma combustão de silício , e a reacção cria relâmpago bola . Abrahamson e Dinnis chocaram silício com eletrodos para criar orbs que duraram 5-8 segundos. Os testes de laboratório produzido bolas que são semelhantes ao tamanho e à vida de um relâmpago bola natural.
Teoria Canterbury
John Abrahamson e James Dinnis da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia propor que um raio bola ocorre quando um raio atinge ricos em silício terra. O silício é vaporizado . Como vapor de silício combina com o oxigênio , ele queima . Abrahamson indica que o alumínio e ferro podem também causar raio de bola , e um raio possa não ser a única fonte de energia . Descarga atmosférica e atrito de terremotos também podem causar a vaporização .
Microondas
Na Universidade de Tel Aviv, em Israel , Eli Jerby e Vladimir Dikhtyar usou uma broca de microondas para produzir uma forma de relâmpago bola em um laboratório. Feixes de microondas são apontados através de objetos de vidro , silício e ferro maciço . A broca provoca manchas fundidos quentes , e a coluna de formas de fogo em uma bola flutuante de energia . Estes testes criados bolas de 1 polegada , que durou apenas 10 milésimos de segundo. Os testes de laboratório confirmam a existência de um raio bola e a teoria de que ela resulta de hot spots.