Olhar sobre o gráfico de IR para encontrar o mais proeminente máximos de absorção . Estes são para baixo picos agudos que correspondem aos comprimentos de onda da luz infravermelha que o produto químico desconhecido absorveu mais fortemente .
2
Observe as freqüências nas quais ocorrem os picos de absorção . A maioria das cartas de IR (ou " espectro " ) por meio de unidades de centímetros recíprocos ( cm ^ -1) --- também conhecido como números de onda --- para medir o comprimento de onda . Por exemplo, você pode ver os picos fortes em cerca de 1.700 centímetros ^ -1 e 3,000 centímetros ^ -1.
3
Vejam-se os comprimentos de onda de absorção onde encontrou picos em uma mesa de absorção de IR frequências. Essas tabelas são encontradas em muitos livros didáticos de química padrão e livros de referência . A tabela a dar uma lista de freqüências de absorção comuns eo grupo molecular correspondente. No caso do exemplo, um pico por volta de 1700 centímetros ^ -1 é geralmente devido a um grupo C = O, enquanto que a absorção de cerca de 3000 centímetros ^ -1 é devido ao CH .
4
Use o informações da tabela de IR para tirar conclusões sobre a química particular que foi usada para obter o espectro . No mínimo , você já sabe alguma coisa sobre a parte da sua molécula química e que pode ser o suficiente para confirmar ou excluir o composto particular como sendo o seu desconhecido. Os espectros de exemplo, por exemplo, pode ajudar a confirmar que o seu desconhecido é acetona , uma vez que este produto químico contém C = O e grupos CH em sua molécula .