As placas tectônicas se refere a qualquer movimento da crosta terrestre sobre o manto líquido abaixo dela. A superfície da Terra está em constante movimento em um ritmo extremamente lento, e com a mudança das placas continentais moldou a forma como os continentes olhar ao longo de milhões de anos. Quando as placas de deslocamento mover uns contra os outros , isto pode levar a sismos . As placas tectônicas são a força motriz por trás de terremotos , bem como outros desastres naturais, como vulcões e tsunamis.
Limites de placa
Existem quatro tipos diferentes de interação quando duas placas estão ao lado uns dos outros . Placas divergentes estão se movendo para além , portanto, são mais propensos a causar vulcões de terremotos , já que o material fundido sob as placas pode mover -se na fenda de abertura. Na limites convergentes , uma placa desliza sob a outra , um processo chamado de subducção . Isto pode resultar em grandes sismos , especialmente quando a pressão acumula-se e um grande deslizamento ocorre toda de uma vez . Transformam limites aparecem quando duas placas mudar após se em direções opostas , outra fonte potencial de terremotos. Em alguns lugares, há uma zona de limite de placa , onde a interação entre duas placas ainda não está claro , portanto, o potencial para terremotos é desconhecida.
Mecanismo específico
As tensões que se acumulam como duas placas de interagir uns com os outros é a causa direta de terremotos . Assim como , quando dois objectos empurrar -se umas contra as outras , eventualmente a força de construção faz com que um ou ambos os objectos para quebrar . No caso das placas tectônicas , esta pausa envia tremores cima e para fora através da terra , causando o tremor e rolamento sentido como um terremoto. Quanto mais tempo as tensões têm vindo a construir -se sem ser liberado , maior é a energia potencial nas duas placas , eo mais provável é que eles se romperá em um grande evento terremoto.
Previsibilidade
Como os cientistas podem identificar as áreas onde limites de placas estão construindo o estresse, eles podem prever áreas onde os terremotos são mais prováveis . Eles também podem identificar a velocidade do movimento da crosta terrestre usando dados de satélite. Usando essa informação , os cientistas sabem que cerca de 90 por cento dos terremotos do planeta ocorrerá falhas ao longo conhecidos e zonas de subducção , explica o Boletim de Informações Earthquake pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. No entanto , a ciência terremoto ainda não é bom o suficiente para prever a data ou a hora de um terremoto particular.