A força de atrito experimentada por um objeto em uma superfície sólida é chamado de atrito estático . Na primeira, é exatamente igual em magnitude e em direção oposta à força exercida sobre o objeto. Como você empurrar com mais força , atrito estático empurra mais difícil voltar --- até que a força que você exerce atinja o limite de movimento , altura em que o objeto começa a se mover . Se a superfície é horizontal , você pode estimar o limiar utilizando a seguinte equação: . Força máxima de atrito estático = peso do coeficiente de atrito objeto x
Coeficiente
o coeficiente de atrito estático é uma constante que varia para diferentes objectos e superfícies . Se você já tentou empurrar uma caixa pesada sobre um piso , por exemplo, você provavelmente sabe que é muito mais fácil para empurrá-lo através de mármore liso do que o concreto áspero . Isso significa que o coeficiente de atrito estático para a caixa na superfície de mármore é menor do que o coeficiente para a caixa sobre o concreto áspero , porque um maior coeficiente de atrito significa mais estático .
Peso
Esta equação também informa que o atrito estático máxima em um horizontal aumenta de superfície com peso --- a força exercida sobre o objeto pela gravidade da Terra . Você vai ter muito menos atrito empurrando uma mala vazia do que você faria se estivesse empurrando um trem de carga vazio. Quanto mais um objeto pesa , maior o limiar de movimento e quanto mais você vai precisar para empurrar para ir buscá-la .
Fricção Cinético
Depois que um objeto é deslizamento , a força de atrito em que é dado por uma equação diferente : peso do objecto X coeficiente de atrito cinético . O coeficiente de atrito cinético é tipicamente menor do que o coeficiente de atrito estático . O que isto significa em termos práticos é que uma vez que um objeto é de correr, a força de atrito sobre ele diminui , por isso é mais fácil manter um objeto em movimento , uma vez que já está em movimento.