O magma de stratovolcanoes tem uma composição andesitic . Este tipo , também chamado de uma composição intermediária , tem pelo menos 25 por cento de silicatos minerais escuros e uma alta porcentagem de feldspato plagioclase , um mineral de silicato de alumínio. Este magma é rico em gás . Como os gases são liberados a partir do magma , tendem a acumular-se dentro do orifício central e no subsolo. Eventualmente, a alta pressão e gases irá causar uma explosão , em que cinzas , escombros e magma será vomitada da ventilação central para a superfície da Terra .
A estrutura clássica de um vulcão é um cone grande , simétrico com um base ampla composta de lava e materiais piroclásticos . Piroclastos são rochas vulcânicas ejetadas durante uma erupção explosiva ; eles incluem cinzas , bombas e blocos. Monte Fujiyama , no Japão e Monte Mayon , nas Filipinas, são exemplos clássicos de stratovolcanoes .
Erupção
A erupção de um vulcão será mais fumaça e cinzas de fluxo de lava .
a erupção de um vulcão começa quando um conduto central emite o material piroclástico e lava. Isso geralmente acontece como uma explosão de gases , ao contrário de um vulcão havaiano , em que lavas parecem fluir como a água de espessura. Em vez disso , o magma rico em sílica é um fluido lento , viscoso que viaja apenas curtas distâncias e pode escorrer a partir de fissuras na base do cone . Isto pode ocorrer em simultâneo ou alternadamente de acontecimentos explosivos . O cone cilíndrico normalmente exibem camadas de permeio de lava e piroclastos .
Quando ocorre uma explosão , rocha e detritos são ejetados no ar. Os materiais mais grosseiras irá cair quase imediatamente e contribuir para a base do cone compósito . Materiais mais finos , como cinzas , estão espalhadas por grandes distâncias e podem permanecer na atmosfera por meses , até anos. Além disso, o movimento sísmico causado pela erupção também pode gerar tsunamis se o vulcão está localizado perto de um corpo de água.
Pós- erupção
O flanco norte do Monte St. Helens mostra uma depressão em forma de ferradura, causada pela erupção
excessivamente grandes erupções pode provocar depressões cúpula - . furos em forma de ferradura , onde a parte superior do cone composto foi parcialmente colapsadas . Além disso , uma vez que a erupção é longo, o lava andesítico pode ainda ser visível na base do cone . Material mais fino , como cinzas e detritos de rocha , pode tornar-se saturado com água , quer a partir de degelo no topo do vulcão ou por fortes chuvas , e criar enormes deslizamentos de terra chamados lahars . Se as camadas de cinzas e detritos são grossas, estas lahars podem ser esmagadora , destruindo tudo em seu caminho , como aconteceu com a erupção do Monte St. Helens em 18 de maio de 1980
Mount St . Helens - Um Estudo de Caso
Mount St. Helens vomita fumaça e condensação em 2004 depois de mentir dormente por mais de 10 anos
Mount St. Helens , no sudoeste do estado de Washington entrou em erupção em 18 de maio de 1980 A . erupção devastou a região . A explosão inicial explodiu o flanco norte , literalmente reduzindo o cume da montanha por 400 metros. O calor derreteu a neve na tampa , criando lahars que arrasou a montanha florestado . Cerca de um quilômetro cúbico de cinzas e detritos foi ejetado da boca para a estratosfera , onde foi realizado tão distantes como Oklahoma e Minnesota. No total, a erupção reivindicou 59 vidas. Alguns estavam perto o suficiente para ser jogado pela explosão ou aprisionado nas correntes de lama , enquanto outros sufocado da nuvem de cinzas e gases que se espalhou sobre a área . O vulcão entrou em erupção novamente começando 16 de outubro de 1980