Você pode estimar atrito cinético e estático usando a seguinte equação simples: = coeficiente de atrito x força normal. O coeficiente depende das duas superfícies - uma superfície de mármore em contacto com uma caixa de aço , por exemplo , teria um coeficiente diferente de uma caixa de zinco em contacto com uma superfície de madeira . Também depende se o objeto já está em movimento. Se ele já estiver em movimento, o coeficiente é geralmente menor , e , assim, o atrito cinético é geralmente menor do que a força máxima que o atrito estático pode exercer .
Normal Força
o outro componente desta equação é a força normal . Em uma superfície plana , horizontal, isto é apenas igual ao peso do objeto. Em um plano inclinado , no entanto , a força da gravidade sobre o objecto está num ângulo em relação à superfície , de modo que a força de puxar o objecto para a superfície é apenas igual a uma parte do seu peso . Para um plano inclinado , você pode calcular esta força normal com o peso e alguma trigonometria - triângulo retângulo .
Angles
O normal é uma linha imaginária em execução perpendicular à superfície sobre a qual assenta o objecto - daí o nome de força normal . A força da gravidade , no entanto , puxa para baixo em linha reta no objecto , por isso, é com um ângulo em relação ao plano inclinado . Se imaginar a força da gravidade como a hipotenusa de um triângulo rectângulo , a força normal será o comprimento do lado oposto ao da hipotenusa , e o ângulo entre a hipotenusa e oposto será igual ao ângulo do plano inclinado . A partir disso, pode-se calcular que a força normal será de peso x cosseno do ângulo, onde co-seno é uma função trigonométrica você pode calcular utilizando o botão na sua calculadora .
O cálculo dos coeficientes estáticos
a simplicidade desta equação torna bastante simples para medir o coeficiente de atrito estático para vários tipos de materiais . Se você tiver uma folha plana de plástico, madeira ou qualquer outro material que você deseja investigar , você pode colocar um objeto em cima dele , em seguida, aumentar o ângulo entre o plano inclinado eo chão até que o objeto começa a deslizar . Meça o ângulo entre o plano e piso , uma vez que isso acontece e tomar sua tangente deste ângulo (o botão TAN em sua calculadora ) e você terá o coeficiente de atrito estático .