A resposta ao estresse agudo , vulgarmente conhecida como a " resposta de luta ou fuga ", é atribuído principalmente à ação dos hormônios no sistema adrenérgico . No caso de uma ameaça , o sistema adrenérgico prepara o corpo para luta ou fuga , libertando catecolaminas específicos . Adrenaline , um hormônio conhecido envolvido na resposta de luta ou fuga , provoca um aumento da freqüência cardíaca e da ação de pulmão , dilatação dos vasos sanguíneos nos músculos , o relaxamento da bexiga e dilatação da pupila .
Excitação e relaxamento
Um estudo mais aprofundado do sistema adrenérgico levou à descoberta de receptores alfa e beta , tipos de receptores de hormônios adrenérgicos localizados em todo o corpo. Ambos os receptores alfa e beta são posicionados à direita no cruzamento através da qual os impulsos nervosos viajam de um ( células nervosas ) neurônio para outro neurônio, célula da glândula , células musculares ou células de qualquer outro órgão. Geralmente, um receptor alfa media a excitação da célula que recebe o impulso nervoso , enquanto que um receptor beta medeia o seu relaxamento.
Efeitos em órgãos específicos
uma tentativa de entender melhor as respostas do corpo aos estímulos , os pesquisadores estudaram os tipos mais específicos de receptores alfa e beta . Receptores alfa dividem-se em dois grupos : A1 , um receptor encontrada no coração , fígado e músculo liso ; e A2 , encontrado no pâncreas , os terminais dos nervos, músculo liso vascular e nas plaquetas . Receptores beta , por outro lado , são de três tipos . Os primeiros , os receptores B1 , são encontrados no coração ; B2 nos pulmões , fígado , útero , do tracto gastrointestinal e do músculo liso vascular e do esqueleto ; e B3 em células de gordura .
tratamento de várias condições
Conhecendo a ação de diferentes tipos de receptores alfa e beta favorece o desenvolvimento de drogas que alvejam determinadas doenças. Estes medicamentos actuam quer como agonistas ou antagonistas . Um agonista se liga a um local receptor e estimula a sua resposta , enquanto que um antagonista inverte o efeito de um agonista , impedindo que a resposta . Os exemplos incluem os agonistas dos receptores B2 para tratamento da asma e de receptores A1 antagonistas para regulação da pressão arterial .