As pipetas vêm em duas variedades : volumeric e medição. Projetado para a transferência de volumes específicos , pipetas volumeric lembram tubos de vidro simples. Com uma pipeta volumeric envolve mergulhar a pipeta em uma solução e colocando um dedo sobre o fim , ou apertar um bulbo de borracha para elaborar o montante especificado. Diferentes quantidades de solução , geralmente entre um e 100 mililitros, exigem diferentes tamanhos de pipeta volumeric .
Medição pipetas
pipetas de medição são calibrados em pequenas divisões para proporcionar uma melhor precisão e permitir grandezas medidas tão pequenas quanto um microlitro ( um milionésimo de um litro). Enquanto algumas pipetas de medição usar ambos os métodos de dedo e do bulbo para elaborar líquidos, micropipetas automáticas fornecem melhor precisão. Micropipetas usar um êmbolo ajustável, marcado com um intervalo mínimo e máximo de volume , que é definida como a quantidade mensurável necessário.
Utilizando uma pipeta
Independentemente o tipo de pipeta , utilizando -os requer cuidados . Para evitar danos da pipeta quando aspirar uma solução , coloca a pipette1 /4 de polegada a partir do fundo do recipiente . Uma vez que o volume ou a medida requerida é contido na pipeta , um toque suave no lado da taça solução remove o excesso gotículas . Quando a transferência da solução , colocar a pipeta com um ângulo de 10-20 graus e lentamente deixar o líquido escorrer da pipeta . Mais uma vez, um toque suave remove pendurado gotas . Não é golpe através da pipeta para retirar o excesso ; calibração da pipeta leva esse excesso em conta.
Limpeza de uma pipeta
As pipetas necessitam de limpeza após cada utilização para evitar a contaminação e garantir a entrega da quantidade certa em sua próxima usar . Para limpar, tirar água destilada na pipeta e incline e rode a pipeta de modo que os contatos de água com todas as superfícies internas . Repita esse processo mais duas vezes, e depois enxaguar toda a pipeta em água destilada , antes de devolvê-lo para uso .