Um dos principais objetivos de um ponto de fusão é observar as características de uma substância desconhecida . Isso pode ajudar a dar pistas sobre a composição dos materiais , ou, no mínimo , dar uma ideia do que a outra propriedades que poderia ter . Cientistas deve considerar encontrar o ponto de congelamento de uma substância desconhecida , assim como para proporcionar um maior conhecimento sobre a composição do material.
Identificar um sólido
a fusão eo congelamento pontos podem também ser usada para identificar um sólido desconhecido . Determinação do ponto de fusão estreita as diferentes possibilidades de o tipo de composição . Ela também pode alertar um cientista para o fato de que ele tenha descoberto um novo composto . Outra diferenciação para ajudar a determinar o material é o tempo que leva para o material para começar a fusão até que esteja completamente derretida . Esta observação também pode fornecer uma pista para a natureza do elemento .
Nível de pureza
Outra razão para a determinação de um ponto de ebulição é determinar o seu nível de pureza . As amostras , muitas vezes têm misturas de vários elementos diferentes , especialmente se eles forem encontrados na natureza . Por exemplo, se você é fornecido com minério de ferro e acredito que ele tem outros elementos da amostra , é possível determinar o ponto de fusão . Se o ponto de fusão calculado experimentalmente difere significativamente do ponto de fusão esperado , em seguida, a amostra é altamente impura com outros elementos .
Cálculo
O ponto de fusão de um material pode ser calculado por uma fórmula simples . Ela pode ser encontrada dividindo a constante de Boltzman pela energia térmica . A fórmula é :
t = E /k
Este cálculo foi descoberto por Fredrick Lindemann em 1910 A constante de Boltzmann é um número estática , enquanto a energia térmica pode ser derivada a partir de um outro conjunto de cálculos se ele não está disponível.