Os químicos usam várias definições para determinar quais compostos são ácidos ou bases , mas a maioria das pessoas está familiarizada com é a versão Lowry- Bronsted . Este diz que um ácido é um produto químico que possa doar um ião de hidrogénio positiva ( H + ) , enquanto que uma base é uma substância química que pode aceitar H + . Os ácidos fortes que são tradicionalmente usados em química - como HCl e HNO3 - todas se encaixam nessa definição, porque todos eles contêm hidrogênio e liberação de H + em uma solução de água
Conjugado Ácidos e Bases
.
Quando um ácido se dissolve na água e libera H + , a parte restante das moléculas fica com uma carga negativa. Curiosamente , a parte restante pode agora funcionar como uma base , porque ele pode aceitar um H + e mudar de volta para o ácido original. Este tipo de espécie é conhecida como uma base conjugada . Do mesmo modo , quando uma base, tal como amónia ( NH3 ) aceita um H +, ele transforma-se em um ácido conjugado ( NH4 + , no caso de amoníaco ) .
Ácido sulfúrico e seu conjugado bases
o ácido sulfúrico é um pouco incomum para um ácido. Reúne-se a definição padrão de um doador de H + , mas tem dois H + que ele pode desistir. Depois de H2SO4 perde a sua primeira H + , torna-se bissulfato de ( HSO4 ) , que é a base conjugada do ácido original, mas , curiosamente , ainda é ácida , uma vez que podem perder a sua própria H + para se tornar o ião sulfato . O ião sulfato é , assim, a base conjugada do ião bissulfato .
Sulfato e ácido
O ião sulfato é verdadeiramente uma base conjugada , uma vez que pode potencialmente obter um H + e mudar de volta para o ião bissulfato HSO4 . Isto é possível porque bissulfato , embora ácida , é um ácido fraco . Quando dissolvido em água, apenas algumas moléculas bissulfato perder um H + , para que haja um equilíbrio entre HSO4 e seus produtos H + e SO4 (2 ) . Assim, se o sulfato é combinado com qualquer espécie de ácidos, tais como HCl, que irá reagir com que o ácido , ao aceitar sua H + e transformando-se em HSO4 .