Todo o seu objetivo em realizar (a maioria ) titulação é determinar a concentração de uma substância química em uma amostra . Para fazer isso, você faz uso de uma " titulação ", uma solução cuja concentração você já sabe. Se a concentração do titulante e não o que você pensa que é é , em seguida, os resultados serão sem sentido. Consequentemente , é muito importante certificar-se a concentração do titulante na bureta é exatamente o que você espera que ele seja.
Impurezas
Há duas razões pelas quais você lave a bureta . O primeiro tem a ver com possíveis impurezas. Se você compartilhar o equipamento com outra pessoa , como um parceiro de laboratório , e ela não limpar a bureta tão completamente como você faria , é possível que você poderia introduzir alguns contaminantes em sua titulação , se você não lavar a bureta primeiro . Dependendo da natureza dos contaminantes, eles podem ter um efeito sobre a concentração de sua titulação e da reação que ocorre em sua amostra.
Água
a segunda e mais importante razão para que você lave a bureta tem a ver com água. Quando você está limpando seu vidro , você pode usar água para enxaguar . Se a bureta não está completamente seca pelo tempo que você usá-lo, os vestígios de água no interior vai fazer a sua titulação mais diluído e, assim, mudar a sua concentração . Conseqüentemente, se você não lavar seu bureta com titulação e realmente há um pouco de água restante no interior, o titulante que você dispensa será mais diluído do que deveria ser.
Considerações
Se há um lugar onde pressa deixa resíduos , é no laboratório. Enxaguar uma bureta só vai te levar alguns minutos , mas terminando com dados incorretos ou imprecisos poderia forçá-lo a repetir a experiência toda --- potencialmente custando horas de seu tempo . Se você estiver em uma aula de laboratório , um mau resultado pode traduzir-se em um grau mais pobres. É por isso que enxaguar a bureta é apenas uma precaução simples que você pode tomar para ajudar a garantir a precisão.