Em alguns casos, vários estudos são sobre o mesmo fenômeno. Por exemplo , há muitos estudos que examinaram a relação entre as taxas de tabagismo e câncer . Cada um destes irá fornecer um valor de p . Ao combinar vários estudos , é possível obter estimativas mais precisas sobre o que está acontecendo.
A idéia do método de Fisher
Dada uma coleção de p-valores a partir de estudos independentes , método de Fisher é a primeira a tomar o logaritmo natural de cada valor de p , multiplicando cada resultado de -2 e , em seguida, adicionando -se -lhes . A soma resultante é distribuída como uma estatística qui-quadrado com graus de liberdade 2D , onde L é o número de valores de p . O valor -p dessa soma pode ser obtido a partir de tabelas estatísticas , a partir de softwares estatísticos , como SAS , SPSS ou R , a partir do Excel ou de algumas calculadoras científicas .
Perigos da combinação de P valores: interpretando mal o resultado
Um dos perigos de p-valores que combinam está interpretando mal o resultado. Isso é parte do que Stephen Ziliak e Deirdre McCloskey chamar o " Culto de significância estatística. " Através da combinação de amostras , tamanhos de efeito cada vez mais pequenos se tornarão estatisticamente significativa. Mas significância estatística não implica importância prática . Por exemplo , suponha -se que uma dieta específica conduziu a uma perda de peso de uma onça por mês. Se amostras suficientes foram combinados, isso seria estatisticamente significativa , mas poucas pessoas se preocupam com uma dieta que levou a um efeito tão pequeno .
Alternativas para Combinando Os valores de p <
p> ao invés de combinar os valores de p , muitas vezes é uma boa idéia para combinar tamanhos de efeito . O tamanho do efeito poderia ser a diferença entre dois grupos , ou um coeficiente de regressão , ou uma razão de probabilidades ou qualquer um de uma série de outras medidas , dependendo do que foi estatística a ser utilizado . Este tipo de análise é chamado de meta- análise, que é um estudo em si mesmo.