O ozônio é uma molécula instável composto de três átomos de oxigênio. Normalmente , o oxigénio é um composto diatómico , o que significa que ocorre como dois átomos unidos . Na estratosfera , a radiação ultravioleta do sol quebra a ligação entre átomos de oxigênio. Estes átomos livres em seguida, combinar com as moléculas de oxigênio diatômicas , formando o ozônio . A molécula de ozônio recém-criado tem uma vida curta , já que a mesma radiação ultravioleta, que ajudou a criá-lo também destrói. Todo o ciclo é auto-sustentável e mantém uma quantidade constante de ozônio na estratosfera .
Clorofluorocarbonetos
Os clorofluorcarbonos , ou CFCs , são utilizados em processos industriais e residenciais. Eles são baratos , estáveis e têm uma baixa toxicidade em comparação com outros produtos químicos que desempenham as mesmas funções. No entanto, a sua estabilidade teve consequências inesperadas. CFCs liberados no ar , eventualmente, fazer o seu caminho para a estratosfera. Uma vez acima meteorologia da Terra , os atos de radiação ultravioleta sobre CFCs , dividi-los em várias outras substâncias.
CFCs e ozônio
Quatro produtos químicos na estratosfera são conhecidos para contribuir para o esgotamento do ozono , o óxido nítrico , hidroxilo , cloro e bromo . Cada um desses produtos químicos se intromete na reação natural entre a radiação UV e ozônio. Um único átomo de cloro, podem destruir -se a 100.000 átomos de ozono . Estes produtos químicos perturbar o delicado equilíbrio da destruição do ozônio e da criação. Felizmente , os governos e os fabricantes estão cada vez mais aceitando a eliminar gradualmente a mais destrutiva de tais produtos químicos , embora restaurar os processos químicos naturais da estratosfera vai levar tempo.
Aerossóis naturais
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos , vulcões e incêndios florestais produzir cloro , que sobrevive intacto todo o caminho para a estratosfera. Vulcões também geram substâncias conhecidas como aerossóis , o que aumenta a eficácia do cloro na destruição do ozônio. No entanto, nem cloro natural nem aerossóis vulcânicos comparar com a quantidade de produtos químicos nocivos liberados no ar pela atividade humana , especialmente a indústria pesada e automóveis.