Dois termos usados para descrever a gravidade de um terremoto são a magnitude ea intensidade . A magnitude reflete a quantidade de energia sísmica liberada a partir do epicentro do terremoto . Como uma medida objetiva , que varia de acordo com a localização e profundidade do epicentro e é baseado na amplitude das ondas sísmicas registradas em equipamentos calibrados em diferentes localidades próximas do terremoto. A intensidade é uma medida mais subjetiva com base nos efeitos observados do terremoto - o chão tremer efeitos sobre as pessoas e sobre as estruturas como prédios e pontes. O maior dano é susceptível de ser visto mais próximo do epicentro e centros populacionais humanos.
Sismógrafo
As vibrações de um terremoto são as ondas sísmicas que viajam através da Terra de distância do epicentro de um terremoto. Um sismógrafo é um instrumento que registra a amplitude ou movimento das oscilações variando conforme as ondas se movem sob a superfície da Terra. Uma caneta suspenso acima de um rolo de papel , o qual é puxado lentamente para cima da mesa por um motor , regista a amplitude dos tremores ao longo do tempo .
A sensibilidade de seismographs aumenta os movimentos do solo . Estes instrumentos podem detectar terremotos fortes ao redor do planeta . O tempo , localização e magnitude da perturbação pode ser calculado a partir dos dados registrados pelas estações sísmicas ao redor do globo.
Richter escala de magnitude
A magnitude Richter escala é uma escala logarítmica que funciona como um padrão objetivo contra o qual os tamanhos relativos dos terremotos são comparados. Os números sobre os fatores medida escala de 10, de modo que um terremoto de magnitude 5,0 na escala Richter é 10 vezes maior do que um , chegando a 4,0 na escala. Sua fórmula matemática determina a magnitude de um terremoto com fatores para compensar a distância entre o sismógrafo e da localização do epicentro.
Qualquer coisa menos do que 2,0 graus na escala Richter é um arrepio terra menor que a média das pessoas não pode detectar ; geólogos referem-se a estes como micro- terremotos . Terremotos na medida escala moderada abaixo de 6,0 ; aqueles que medem mais do que isso são eventos sísmicos significativos que podem causar grandes danos , dependendo da localização do epicentro.
escala de intensidade Mercalli
As Escala de Mercalli sísmica medidas subjetivamente a intensidade ou os efeitos de um terremoto sobre os seres humanos , estruturas e outros objetos. Sua escala varia de Nível I, onde os observadores não sinto quaisquer tremores , até o nível XII , o que reflete a destruição total. As maiores intensidades ocorrer perto da área do epicentro e depende da distância do epicentro . Observadores que sofreram o terremoto fornecer os dados que determinam o valor da intensidade de suas localizações.
Distúrbios medida ao nível V são sentidos pela maioria dos residentes na área afetada como pratos e janelas quebrar . No Nível X , o dano se intensifica com a destruição de estruturas de madeira , ea maioria das estruturas de alvenaria e suas fundações são completamente destruídos . Nível XI deixa poucas estruturas de pé, e todas as pontes e ferrovias são dobrados e destruído.