Escreva a equação que descreve sua reação química. Para fazer isso, você vai escrever os reagentes no lado esquerdo , em seguida, uma seta voltada para a direita , em seguida, os produtos. Por exemplo , a equação para a combustão do metano com oxigénio para formar dióxido de carbono e água é CH4 + O2 - & gt ;
2
CO2 + H2O . Faça coeficientes numéricos , em frente de alguns ou de todos os produtos químicos , conforme necessário , de modo que a equação da reacção é equilibrada . Isto significa que há um número igual de átomos de todos os elementos de ambos os lados . No caso do exemplo, você poderia adicionar coeficientes na frente de oxigênio e água da seguinte forma ; CH4 + 2O2 - & gt; CO2 + 2H2O . Cada um dos lados desta equação tem agora um número igual de C , H e S átomos .
3
multiplicar o número de moles , que tem de o primeiro reagente por a relação entre o coeficiente de numérica o outro reagente para o coeficiente numérico do primeiro reagente. Isto diz-lhe quantos moles de outro reagente que você precisa usar tudo do primeiro reagente . Para o exemplo , se você tivesse 2 moles de CH4 , você multiplicaria por 2 2/1 para se obter 4 moles . Você precisa de 4 moles de O2 de usar até 2 moles de CH4
4
. Compare o valor que você acabou de calcular o número de moles de outro reagente que você realmente tem . Se o número de moles de outro reagente são menos do que o valor calculado , que o segundo reagente é a verdadeira reagente limitante . Se for mais , o primeiro reagente é limitante . No caso do exemplo , se tinha apenas 3 moles de O2 , que seria o reagente limitante .
5
Multiplicar as moles do seu reagente limitante pelo quociente do coeficiente numérico do produto você está interessado em que o coeficiente numérico do reagente limitante . Você já calculou os moles de produto que você vai obter a partir da reação . Para o exemplo de metano, se você queria saber quantos moles de CO2 seria produzido , você multiplicaria 3 moles de O2 por meia para obter um valor de 1,5 moles de CO2.