Escolha um elemento a analisar . Por exemplo, você pode decidir analisar lítio.
2
Consulte um livro ou lista online dos elementos e suas abreviaturas científicas. Por exemplo, você pode acessar o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia website PubChem Compound.
3
Localizar ou digite o nome do elemento que você deseja analisar e descobrir a sua abreviatura científica ou fórmula molecular (MF) . Por exemplo , você digita a palavra " lítio " no local Composto do PubChem e aprender que a fórmula molecular do lítio é Li .
4
Acesse um livro ou tabela periódica dos elementos em linha e encontrar o molecular fórmula que você identificou . Por exemplo, você pode acessar o Queen Mary University of London tabela periódica . Você identifica a fórmula molecular Li na primeira coluna da tabela, segunda linha a partir do topo .
5
Leia o número no canto superior esquerdo ou no centro superior da caixa designado pelo molecular fórmula que você identificou . Por exemplo, você lê o número 3 na parte superior central da caixa designado Li na Queen Mary University of London tabela periódica . Este número é o número atômico do lítio.
6
Observe que o número atômico de um elemento é o número de prótons no núcleo de um átomo desse elemento. Por exemplo , há três prótons no núcleo de um átomo de lítio.
7
Note também que cada átomo de cada elemento tem exatamente como muitos elétrons , pois tem prótons. Se um átomo tem sete prótons , terá sete elétrons. Por exemplo , o átomo de lítio que você está analisando tem três prótons. Esse átomo de lítio também deve ter três elétrons.