A tese que envolve tempo geralmente tenta demonstrar a mudança ou a estagnação ao longo de um determinado período. Por exemplo, uma tese que envolve tempo poderia declarar : "Uma cidade que implementa o transporte público ecológico vai economizar mais dinheiro ao longo de cinco anos do que uma cidade que não implementar estas medidas . " Um pesquisador pode tentar provar essa tese dentro de um prazo específico.
Definição de resultados
A tese envolvendo tempo deve definir resultados claros que você espera para provar . Por exemplo, uma tese que afirma: " A planta que está exposta a música vai crescer melhor ao longo de um ano, do que um que não está exposta a música " seria preciso definir critérios claros para julgar "melhor" de crescimento , como o tronco altura ou comprimento da folha . Sem demonstráveis , factores quantificáveis que podem ser medidos ao longo do tempo , você não pode provar ou refutar uma tese.
Referencial
A tese deve também definir definido períodos dentro de seu prazo total para verificar o andamento do assunto. Por exemplo, se uma tese tenta provar que um estilo de ensino melhora graus ao longo de um ano escolar , o pesquisador pode dar aos alunos um teste durante cada bimestre ou uma vez por mês para medir o progresso dentro do prazo global . Este método é importante porque fornece informações mais detalhadas sobre o andamento do assunto.
Dados Históricos
Outro tipo de tese que envolve tempo não envolve um período contínuo mas olha para um momento histórico e examina um desenvolvimento dentro desse prazo. Este é um método comum para humanidades pesquisa, porque uma perspectiva histórica pode ajudar os pesquisadores a ver as tendências e movimentos. Por exemplo, uma tese pode comparar o desenvolvimento do romance Inglês para o desenvolvimento da ferrovia em 1800 , analisando tanto o desenvolvimento literário e tecnológica dentro de um período bem definido para provar correlação.