Provavelmente a maior desvantagem dos chips de DNA é que eles são caros para criar . Enquanto os custos de ter um pouco abandonado e provavelmente continuarão a cair, o custo atual de criação de chips de DNA ainda é caro , em torno de 100 dólares. Como resultado , os laboratórios só bem financiados têm as finanças para experimentar esta tecnologia.
Problemas de produção
Outro problema com os chips de DNA são as dificuldades de produção envolvidos. Isto é principalmente devido ao fato de que a maioria dos chips de DNA só pode ser feito por alguns fabricantes com a tecnologia certa . Como resultado , muitas vezes é difícil ou é preciso um longo tempo para os pesquisadores reais para obter chips de DNA . Embora as técnicas de produção têm melhorado , ainda há muito mais o desenvolvimento necessário para tornar o processo mais eficiente .
Dados interpretação equivocada
Um problema sério que muitos pesquisadores enfrentam é simplesmente analisar os dados corretamente. Uma vez que ainda há muito trabalho a ser feito com chips de DNA , é muito fácil para os cientistas a interpretar mal os dados . Isso ocorre principalmente porque há tantos dados sobre cada chip , e é muitas vezes difícil de processar corretamente tudo. Como resultado , as conclusões incorretas podem ocorrer facilmente , o que por vezes leva a resultados enganosos .
Dilema Ético
Talvez uma desvantagem menos reconhecido é o dilema ético envolvido com chips de DNA . Enquanto esses chips são projetados principalmente para entender e prevenir doenças , há limites éticos que são frequentemente cruzados. Por exemplo, os chips de DNA pode ajudar a criar seres humanos livres de doenças e potencialmente prolongar a vida natural. Por sua vez , a população global pode ser aumentada dramaticamente , o que pode levar a superpopulação . É por isso que há dilemas morais --- este tipo de tecnologia permite que os seres humanos essencialmente " brincar de Deus ".