escrever os dois números exponenciais que você deseja subtrair. Por exemplo, você pode querer subtrair 3.2 x 10 ^ 2 de 6,5 x 10 ^ 3 .
2
Calcule a diferença entre os expoentes dos dois números. Este número irá ser referida como " b " . No caso do exemplo , a diferença é 3-2 , e de modo que o valor de b é 1
3
reescrever o maior dos dois valores , mudando o seu expoente para a mesma valor como o expoente da outra série e , ao mesmo tempo , movendo-se a casa decimal do seu coeficiente b espaços para a direita . Os dois números agora terá o mesmo expoente. Para o exemplo, você iria reescrever 6.5 x 10 ^ 3 como 65 x 10 ^ 2 .
4
Agora que os expoentes dos dois números são iguais , basta subtrair o coeficiente menor do mais alto, . O cálculo no exemplo seria de 65 - . 3.2, dando o resultado de 61,8
5
Escreva o valor que acabou calculado como o coeficiente de um número exponencial com o mesmo expoente como os dois números que você acabou subtraídos . Para o exemplo , você escreveria 61,8 x 10 ^ 2 , uma vez que 2 é o expoente comum você chegou a para os dois números.
6
Mover a casa decimal do coeficiente do novo número , se necessário, de modo que o coeficiente é igual a 1 ou maior , mas é inferior a 10 Mantenha o controle de quantas pessoas você teve que mover o decimal. O exemplo seria necessário que você mover a casa decimal um espaço para a esquerda para mudar 61,8-6,18 .
7
Reescreva o seu novo número , aumentando o expoente pelo mesmo valor que o número de lugares que você só moveu o ponto decimal no coeficiente. O resultado é a diferença entre os dois números originais. No exemplo, desde que se mudou o decimal um lugar, você vai aumentar o expoente por um 2-3 e reescrever a resposta como 6,18 x 10 ^ 3 .