Quando a luz passa através do ar em um pingo de chuva , os luz refrata ( mudanças de direção) dentro da gota de chuva. Os arcos de luz para dentro para a parte traseira da gota de chuva , onde é reflectida , de volta para a curva da frente da gota de chuva e depois escapa . Dentro da gota de chuva , a luz é dividida em um espectro de cores diferentes.
Reflexão e Ampliação
O arco-íris é um reflexo da refração que ocorre no interior das gotas de chuva. Os pingos de chuva actuam como um espelho para a refração acontecendo lá dentro. Os pingos de chuva também ampliar a reflexão da refração dentro.
Ângulo do Sol
A luz solar deve atingir uma gota de chuva no ângulo direito para criar um arco-íris . O sol deve estar em um ângulo de 42 graus acima do horizonte para causar um arco-íris a se formar. O sol deve estar por trás do espectador para o arco-íris para ser visto. Duas pessoas olhando para o mesmo ponto no céu não pode tanto ver um arco-íris se estiver de frente para o sol e outra está de costas para o sol.
Outros Gotas de água pode formar Rainbows
Um arco-íris pode se formar em qualquer gota de água , enquanto que a gota de água é transportado pelo ar. Isso inclui a pulverização de um rio rápido , uma fonte, uma cachoeira ou gotas de água de um aspersor de jardim. Suspensão das gotículas de água coloca as gotas no ângulo direito para refratar a luz solar recebida. Rainbows que aparecem em dias de sol estão passando por chuva em altas altitudes ou como resultado de chuvas que ocorrem a distâncias mais longe do que a olho nu pode ver .
Múltiplos arco-íris
dois ou mais arco-íris que aparecem ao mesmo tempo são causados pela luz que reflete duas vezes dentro da mesma gota de chuva. Um arco-íris , chamado de arco-íris primário, geralmente é mais proeminente do que o outro arco-íris , chamado de arco-íris secundário . O arco-íris secundário é geralmente visto acima e fora do arco-íris primário e tem a ordem de suas cores invertidas. Isso ocorre porque a luz já foi refletido uma vez através do arco-íris primário.