Em uma situação fluida , uma linha de vórtice circula de forma consistente ; em outras palavras , o movimento não muda em um estado ideal . Por causa dos efeitos reais de viscosidade , porém, o vórtice vai quebrar ao longo do tempo , chegando a se assemelhar a um tornado. O final mais forte está no chão ; uma vez que vai para o ar , difunde-se , uma vez que se alarga,
Infinito Comprimento
Mais uma vez, em um vácuo , um vórtice que não termina , a menos que atingem um limite . No entanto , a acção do ar e permitir que o fluido de vórtice para alargar numa extremidade ; novamente , imagine um tornado. O solo atua como um limite ; final ilimitada apenas perde coesão e se abre.
Biot- Savart Lei
Se você já esteve perto de um tornado, você sabe que o vórtice interior que gera uma quantidade considerável de velocidade. A fórmula para esta , para um caso bidimensional , é :
= velocidade de circulação /2 * pi * r ,
em que r é o raio do vórtice . Em um vórtex tridimensional , no entanto , é necessário um cálculo : a velocidade é igual ao integral da circulação vezes o raio sobre o valor absoluto do raio elevado à terceira potência , tudo dividido por 4 * pi
inércia
Como acontece com muitos objetos na terra, vórtices também seguir os princípios da inércia. Em outras palavras , se um vórtice cria um fluxo em uma certa direção , qualquer vórtices auxiliares que surgem na esteira desse vórtice irá segui-lo.