Meça a distância entre as duas fontes de ondas , se você não foi dado como parte de um problema de lição de casa. Embora exista apenas uma onda inicialmente , uma vez que passa através da abertura ou aberturas , que fica dividido em várias ondas . Se estiver a análise da difracção de provocado por duas aberturas , em seguida, esta distância é a distância entre as aberturas . Se você está analisando o padrão de difração causada por uma única abertura , esta distância será a largura da abertura.
2
Medir o ângulo entre as duas ondas no local onde eles interferem se você não fosse dado como parte de um problema lição de casa. Para fazer isso , coloque uma extremidade da régua no ponto de interferência que você está analisando . Inserir o centro do transferidor abaixo dela . Vista ao longo da régua a uma das fontes de ondas . Marque o ângulo do governante faz com o transferidor . Repetir o procedimento para a outra fonte de onda . Subtrair o ângulo menor a partir do maior. O resultado é o ângulo entre as ondas .
3
Aqui o seno do ângulo entre as ondas . Multiplicar o resultado por a distância entre as fontes . O resultado disso é a diferença de trajecto ou da diferença entre as distâncias percorridas pelas duas ondas . Por exemplo, considere o caso em que você está estudando dupla fenda de difração entre fendas que são três centímetros de diâmetro. No ponto na tela onde eles criam um máximo de interferência , o ângulo entre elas é de 30 graus . A diferença de caminho é, então, três vezes sin (30 ) , ou 1,5 cm.