Sempre que você medir ou observar valores , um grau de incerteza associado a ele . As fontes comuns de incertezas incluem : o erro humano ; incapacidade de responder por todas as possibilidades em um experimento ; falha para calibrar corretamente um instrumento ; variações na operação do instrumento devido às condições meteorológicas , hora do dia ou fatores ambientais ; e diferenças nas operações do mesmo tipo de instrumento devido à fabricação ou de cuidados de inconsistências . Muitas vezes, os resultados experimentais são exibidos com um sinal de mais - ou -menos ao lado deles. Este valor dá-lhe a gama de resultados observados .
Tipos de erros
Existem dois tipos principais de erros afetam as experiências de incerteza . Os erros aleatórios são causados por eventos imprevisíveis que afetam os resultados . Erros aleatórios podem ser calculados sobre um grande número de experimentos e fornecer um valor exato mais- ou -menos . O outro tipo de erro, o erro sistemático , pode ser mais difícil de analisar. Este erro geralmente é causado por uma limitação constante do instrumento ou o experimentador , o que proporciona um resultado semelhante , mas incorreto.
Precisão
incertezas de um experimento referem a dois conceitos específicos: a sua exactidão e precisão. A precisão é uma medida de quão perto um resultado concorda com ou está na gama de um valor aceite . Os valores aceitos têm sido geralmente estabelecido através de uma média dos resultados observados de prévias , experiências semelhantes . A precisão depende das diferenças , se houver, entre o resultado esperado eo resultado real .
Precision
Precision caminha lado a lado com precisão , medir o quão reprodutíveis os resultados da experiência são incertos . Precision descreve a consistência ou a confiabilidade das medições em um único experimento , em comparação com as medições de , experiências anteriores semelhantes . Precisão impulsiona precisão , mas a precisão nem sempre incluem a precisão.