O projeto de um experimento (DOE) é um processo pelo qual os dados experimentais podem ser coletadas de forma precisa e eficiente. O objetivo do processo é criar um banco de dados de resultados empíricos que podem ser analisados para produzir conclusões convincentes e imparciais a respeito de uma hipótese. Por exemplo , uma hipótese poderá ser formada que indica o volume de um gás irá expandir conforme a sua temperatura aumenta . Um experimento poderia, então, ser projetado para testar a relação entre o volume de um gás ea sua temperatura .
Variáveis de Controle
As variáveis de controle são fatores experimentais que podem afetar o resultado de uma experiência, mas para os quais o pesquisador não desejar considerar em termos da produção experimental global , o que é conseguido através do equilíbrio entre o efeito de variáveis ao longo da gama de variáveis independentes testadas . Em outras palavras , as variáveis de controlo são mantidas constantes durante todo o experimento , eliminando assim o seu impacto sobre os resultados . No caso do experimento de gás , a pressão do gás seria uma variável de controlo . A pressão do gás testado seria mantida a uma pressão constante, independentemente da temperatura , eliminando o efeito dinâmico de pressão variável .
Variáveis independentes
As variáveis independentes são os factores activos que são variaram durante a experiência . Eles representam os fatores que são medidos e modificados pelo experimentador para determinar sua relação com um resultado observado . Ao eliminar outros factores por meio da utilização de variáveis de controlo , estes factores podem ser isolados e estudados . No caso do experimento de gás , a temperatura do gás poderá ser uma variável independente . A temperatura do gás testado seria modificado , aumentando ou baixando-a , para determinar o seu efeito sobre o volume do gás .
Resultado experimental
O design de uma experiência é utilizado para derivar modelos empíricos que ligam a saída da experiência , neste caso, o volume , para a entrada do experimento , que é , neste exemplo, a temperatura . Usando variáveis de controle , o experimentador nega a influência desses fatores , neste caso a pressão , sobre os resultados experimentais , permitindo que o experimentador para derivar uma relação direta entre a variável independente eo resultado experimental. Esta relação vai apoiar ou refutar a hipótese original do experimentador .