Existem seis tipos de máquinas simples : alavanca , polia , plano inclinado , cunha , parafuso e rodas e eixos. Uma série destes passos constituem a maior parte das máquinas de Rube Goldberg . Por exemplo , um plano inclinado pode ajudar a enrolar um objecto a uma outra parte da máquina , e uma alavanca de polia pode mover um objecto de diferentes alturas , e uma roda de eixo e pode ser parte de uma fonte de energia .
a gravidade
um objeto caindo de uma altura ganha velocidade e impulso usando a força da gravidade . Quanto mais pesado o objeto , e quanto maior a distância de queda, cria mais força ao atingir o solo . Esta força pode impulsionar um objeto ou remover uma barreira e mover a máquina para a frente para a próxima etapa .
Motor
Engenheiros das máquinas pode usar elétrico pequeno motores para fornecer energia de longa duração para uma tarefa que outras fontes de energia não pode ser concluída , como mover um item para a parte superior da máquina ou constantemente girando uma roda. Um único motor não é usada para alimentar toda a máquina, mas só que ao invés poderes um ou dois passos do todo
Primavera
A primavera é uma fonte de energia conveniente. para uma máquina de Rube porque pode embalar uma quantidade significativa da força em um pequeno espaço . A mola enrolada pode impulsionar um objeto a grande distância ou a uma alta taxa de velocidade. A mola é enrolada atrás de alguma coisa , como um portão, para mantê-lo prematuramente surgindo . Quando o portão é removido , a mola se desenrola e impulsiona o objeto.