Faça uma solução do agente quelante na água. A maioria dos agentes quelantes irão dissolver-se na água , sem problema . Torneira , água destilada e desionizada tem um pH que se situa entre 5 e 7,5 . Dissolve-se cerca de 0,01 moles de agente quelante em 100 ml de água destilada .
2
Adicionar algumas gotas de uma solução de nitrato de metal para o recipiente contendo o agente quelante . O agente quelante vai ligar com o ião metálico e deslocar os iões previamente ligados . Por exemplo , utilizar CuNO3 como o nitrato de metal . A cor azul desaparece de nitrato de cobre como o agente quelante liga-se com o cobre na solução . O agente quelante desloca os iões de nitrato no complexo .
3
Adicionar HCl 1 M para a taça até que o pH da solução cai abaixo da gama eficaz de agente quelante . Continuando o exemplo acima , mediante a adição de ácido suficiente para cair na gama de pH abaixo do intervalo eficaz do agente quelante , os rendimentos de cor azul . O ácido perturba o efeito quelante , uma vez que o pH da solução cai abaixo de gama de pH eficaz do agente quelante . Quando isto acontece , o agente quelante vai libertar os iões de cobre e a solução exibirá a cor azul característica de nitrato de cobre .
4
Adicionar NaOH 1 M para o copo uma gota de cada vez , até o pH da solução desloca-se para a outra extremidade da gama de pH em que o agente quelante trabalha. Como o pH aumenta para além da gama de funcionamento do agente quelante , o ião de metal é libertado do agente quelante e está disponível para se ligar a outros iões . Continuando com o exemplo , o cobre liga-se com os iões OH e forma de hidróxido de cobre . Hidróxido de cobre é um sólido e vai cair fora da solução e recolher no fundo do copo .