Qualquer fluido incompressível que flui através de um tubo encontra forças de atrito resultantes da rugosidade do interior do tubo e o seu comprimento . Atrito no interior do próprio fluido converte a energia cinética em energia térmica , que eleva a temperatura do líquido . Outras perdas de pressão ocorrem em tubulações devido a dobrar os cotovelos , válvulas, juntas , contrações repentinas ou expansões no diâmetro do tubo , e as entradas e saídas do sistema causar perdas de pressão menores e diminuir o fluxo .
cabeça Loss
a redução da pressão de fluxo de fluido é diretamente proporcional ao comprimento do tubo . Como os aumentos da taxa de fluxo , a pressão vai cair. A carga total é o somatório da cabeça elevação, cabeça de velocidade ea carga de pressão de um fluido em movimento através de um pipe
Um fluido contém três formas de energia : . Cabeça de pressão, cinética e energia potencial. A cabeça de pressão refere-se à distância vertical ou a energia da água acima de qualquer ponto específico ao longo do oleoduto . Ela é medida em altura , pés ou pressão em libras por polegada quadrada ( psi). Multiplique o psi por 2,31 para converter a perda de carga para a pés. Esta informação pode ser determinado com um medidor de pressão .
A medida da redução da altura total de um líquido à medida que se move através de um sistema é a perda de carga . Ela resulta do atrito entre as paredes de fluido eo tubo e entre as moléculas do fluido e perdas menores , devido às conexões e mudanças de direção do fluido e válvulas do sistema como os fluxos líquidos ao longo do tubo.
cálculo das perdas menores
perdas menores, considerados individualmente, são frequentemente muito menos do que a perda de pressão devido ao atrito , mas eles se somam e, no total , eles se dispersam mais pressão do que as perdas por atrito devido à rugosidade do tubo . A perda de pressão devido à fricção matematicamente adiciona comprimento para o tubo . Existem dois métodos para aproximar as perdas menores. Um deles é o método de comprimentos equivalentes eo outro é o método de coeficientes de perda .
Para usar o método de comprimentos equivalentes , consulte a tabela do fabricante para converter cada válvula e montagem em um comprimento equivalente de tubo reto que teria a mesma perda de carga para a mesma taxa de fluxo de descarga . Adicionar este comprimento para o comprimento total do tubo . O valor resultante pode ser substituído na equação de Darcy , que relaciona a perda de carga devido ao atrito ao longo de um comprimento de tubo para a velocidade média do escoamento do fluido .
Perdas locais
Todas as redes de tubos estão sujeitos a perdas menores ou perdas de energia locais , além de perdas de energia de atrito . Todas as adições de hardware ou acessórios para o tubo entre a entrada ea saída pode alterar o fluxo da tubulação. As perdas dependem principalmente da estrutura do sistema de tubulação e da geometria dos próprios tubos.