Identifique o isótopo . Isótopos são nomeados para a sua massa atômica arredondado para o número inteiro mais próximo. Isótopos , como o carbono-14 , o boro -11 e urânio -235 , tem a massa específica em nome de fácil identificação. Respectivamente esses isótopos têm massas de 14, 11 e 235
2
Determine o número de prótons pelo tipo de elemento. Por definição , os elementos são identificados pelos respectivos protões , se, por qualquer razão, o número de protões muda então o próprio elemento é alterado. A tabela periódica relaciona elementos até ao número de prótons . Por exemplo , os isótopos de carbono, se o carbono- 13 ou carbono-14 sempre tem seis prótons , ou não é de carbono.
3
Subtrair o número de prótons a partir da massa . Embora a massa exacta é raramente , mesmo em massa atómica geralmente , como o nome do isótopo , é arredondado para o inteiro mais próximo , o que faz com que seja possível determinar o número de neutrões por simplesmente subtraindo o número de protões para o elemento . Assim, o carbono-14 , que tem seis prótons , tem oito nêutrons. Boro tem cinco prótons significado de boro -11 tem seis nêutrons. O urânio , que é o número 92 na tabela periódica , tem 143 nêutrons para fazer urânio -235 .