Como descrever a estabilidade de um Atom com base nos números de prótons e nêutrons

Elementos são definidos por seus números atômicos , que é igual ao número de prótons /elétrons , e seu número de massa , o número inteiro arredondado do peso atômico que iguala os prótons mais nêutrons . Isótopos são versões de elementos que têm diferentes números de nêutrons ; eles mantêm o número atômico , mas não o número de peso /massa atômica . Isótopos são rotulados como sendo estável ou instável , com elementos instáveis ​​propensas a decadência e degradação. Embora a natureza exata do que faz um átomo estável ou instável permanece desconhecida , existem algumas regras gerais que fazem um átomo mais ou menos estável . Instruções
1

Determine a razão entre prótons e nêutrons (nêutrons /prótons ) e verificar o quão perto a resposta é 1 , lembrando que quanto menor o número atómico do elemento , o mais próximo de 1 o resposta precisa ser. Mark nada maior que 1,518 automaticamente como sendo instável já que é a razão entre o isótopo mais pesado conhecido.
2

Verifique se o número de prótons e nêutrons são mesmo ou se eles são ambos ímpares . Átomos com números pares de prótons e nêutrons são mais estáveis ​​do que os átomos com número ímpar de prótons e nêutrons.
3

Verifique se o número de prótons e /ou nêutrons é igual a um dos assim chamados de "números mágicos" de 2, 8 , 20, 28 , 50, 82 ou 126 um átomo com prótons e nêutrons iguais a números mágicos são especialmente estáveis ​​, enquanto aqueles com apenas os prótons ou nêutrons igual a um número mágico são menos estáveis ​​( mas ainda estável).

Hobbies, Jogos © direito autoral [www.ptjogos.com]