Rodoviário utilizar quatro tipos de técnicas de compactação de solo e asfalto materiais: vibrações , impacto , amassamento e pressão. Estes métodos utilizam dois principais tipos de forças de consolidação : . Estática e vibratória
técnicas de força estática , como amassar e pressão , aplicar o peso morto da máquina própria para baixo sobre a superfície do solo . A única maneira de variar a força de compactação consiste em adicionar ou subtrair o peso da máquina . Os efeitos deste tipo de método de compactação para aplicar as camadas superiores do solo .
Trabalhadores aplica forças de vibração de um dispositivo accionado pelo motor , juntamente com o peso da máquina para proporcionar uma série rápida de golpes na superfície . Esta técnica afecta as camadas mais profundas , bem como as camadas superiores . A vibração se move através das partículas e sacode -los juntos, espremendo para fora o excesso de água e espaços vazios no solo.
Técnicas de compactação e umidade
consolidação do solo , ou compactação, é o processo de aumento fisicamente o peso por unidade de volume do solo do leito da estrada . Existem várias maneiras de conseguir este resultado desejado . Um rolo de tambor pode consolidar o solo , fornecendo o seu próprio peso, para pressionar para baixo as camadas superiores do leito do solo , e um rolo vibratório agita as partículas do solo de forma mais densa , uma vez que , ao longo rolos . Um rolo pé de carneiro contribui com uma ação de amassamento .
Proper consolidação do solo depende do teor de umidade adequada do solo. Actuando como um lubrificante , desliza humidade das partículas em conjunto . No entanto, o teor de água deve estar a um equilíbrio adequado para assegurar a compactação . Demasiada água preenche espaços vazios no solo e enfraquece a capacidade de suporte de carga . Se o solo estiver muito seco , resiste compactação , assumindo uma composição empoeirado. Engenheiros de transporte usar o Proctor ou o teste Proctor Modificado para determinar a densidade máxima possível para os materiais utilizados.
Compactação Machines
Frequência e amplitude são dois importantes factores na determinação do tipo de força produzida por uma máquina de compactação . A frequência é a velocidade de rotação do eixo fora do ângulo que faz vibrar um rolo ; a amplitude refere-se ao movimento máximo de um rolo vibratório , em uma direcção . Estes parâmetros variam de acordo com o peso do rolo e da consistência do solo, consolidação rendimentos progressivos.
Rammers e placas vibratórias
Rammers pode ser operado por uma única pessoa e proporcionar uma força de impacto de alta amplitude . A freqüência varia 500-750 golpes por minuto. Um pequeno motor a diesel funciona um grande pistão com dois conjuntos de molas. Inclinado em um ângulo, ela viaja para a frente pelos seus próprios meios como a máquina pula junto. Existem três tipos de compactações cobertos por rammers : . Vibrações , impacto e amassar
placas Vibrador trabalhar bem em solos granulares e asfalto . Eles entregam de baixa amplitude e alta freqüência golpes e placas vibratórias de diferentes pesos para aumentar o esforço de consolidação . Eles funcionam bem com asfalto , como eles usam um tanque de água e um sistema de aspersão para manter o asfalto de degola para a placa .
Rollers
Rolos incluem diversas variedades de compactação equipamentos como pé- atrás e passeio -on equipamentos com tambores lisos , tambores acolchoadas e modelos pneus de borracha . Trabalhadores achar que o equipamento de pé- atrás é suave e fácil de pilotar como uma operação de uma pessoa . É compacta o solo e asfalto por vibração . Um passeio -on é um rolo estático rodas utilizado para impermeabilização da superfície do asfalto e obras de acabamento na cama asfalto.