Expoentes em matemática indicar quantas vezes um número, chamado de base, deve ser multiplicado por si mesmo . Por exemplo , é igual a 4 ^ 2 * 4 4 e x é igual a 3 x ^ * x * x . Quando a base é conhecida, mas o expoente é uma variável , ela é chamada uma equação exponencial. Uma equação exponencial é definida igual a uma constante (número) . Se constante que pode ser convertido para a forma exponencial , os dois expoentes podem simplesmente ser ajustados iguais uns aos outros . Por exemplo, 2 ^ x = 16 torna-se 2 ^ x = 4 ^ 2 e , em seguida, x = 2 Se a constante não pode ser convertido , logaritmos tornar-se necessário para resolver . Instruções
1
Resolver uma equação exponencial da forma b ^ x = a (em que " b " é a base , " x " é o expoente variável e " a" é a constante ) , convertendo-o para a forma logarítmica de x * ln ( b ) = ln ( a) , em que " ln" é igual a log natural . Resolva a equação de " x".
2
Resolva a equação exponencial 2 ^ x = 55 Convert to logarítmica forma x * ln (2) = ln (55). Divide ln ( 2) de ambos os lados para isolar a variável : . X = ln (55) /ln (2)
3
Use uma calculadora para cuidadosamente introduzir o problema de divisão e resolver " x " .: x = 4.00733319 /0,693147181 = 5,78 ( arredondado)