Certifique-se que a equação da parábola é no padrão quadrático forma f ( x) = ax & SUP2 ; + Bx + c , onde " a", " b" e "c" são números constantes e "a" não é igual a zero.
2
Determine a direção que a parábola se abre através da análise do sinal de "a". Se " a" é positiva , então a parábola abre para cima ; se for negativo , a parábola abre para baixo
3
Encontre a coordenada x do ponto de vértice para a parábola , substituindo "a" e "b" valores na expressão. : b /2a .
4
Encontre a coordenada y do ponto de vértice para a parábola , substituindo os previamente determinados coordenada x na equação quadrática original e depois de resolver a equação para y . Por exemplo , se f ( x ) = 3x & SUP2 ; + 2x + 5 e a coordenada x é conhecido por ser 4 , então a equação inicial torna-se : f ( x ) = 3 ( 4 ) & SUP2 ; + 2 ( 4) + 5 = 48 + 8 + 5 = 61 Portanto, o ponto de vértice para esta equação é ( 4,61 ) .
5
Encontre qualquer intercepções- x da equação através da criação para 0 e resolvendo para x . Se este método não for possível, substituir os " , " B " valores " e "c" na equação quadrática. ( ( -B & plusmn ; sqrt ( b & SUP2 ; - 4ac )) /2a)
6
Encontre qualquer intercepções- y , definindo o valor x 0 e resolvendo para f (x). O valor resultante é a intercepção de y .
7
Terreno metade da parábola , escolhendo valores de x que são inferiores a coordenada x ou maior do que a coordenada x do vértice , mas não ambos.
8
Substitua esses valores de x para as equações de segundo grau originais para determinar a coordenada y para cada valor - x .
9
Plot pontos apropriados , intercepta e ponto de vértice em um plano de coordenadas cartesianas . Em seguida, ligue os pontos com uma curva suave para completar a metade parábola.