Muitos compostos vai quebrar na presença de calor suficiente . Este não é o mesmo que a combustão , em que o oxigénio se liga a um reagente . Em vez disso, quando o calor suficiente é introduzido os laços entre os elementos são destruídos. Um exemplo disso é o aquecimento de calcário para a produção de óxido de cálcio e dióxido de carbono.
Eletrólise
Muitos compostos podem ser divididos por uma corrente elétrica através deles. Alguns dos elementos do composto será atraído para o cátodo ao passo que outros são atraídos para o ânodo . Para que isso ocorra os íons do composto deve ser livre para se mover entre os eletrodos. Isto significa que o composto tem de ser tanto líquida , ser dissolvido em um líquido fundido ou para baixo para um estado líquido , quando a corrente é administrado através dela . A água pode ser dividido desta forma para formar hidrogênio e oxigênio.
Catalíticos de decomposição
Alguns compostos decompõem espontaneamente, mas fazê-lo de forma muito lenta . Para aumentar a velocidade à qual a decomposição ocorre , é necessário alterar as condições em que o composto é armazenada. Um exemplo disto é o peróxido de hidrogénio . Isto, naturalmente, se decompõem em oxigênio e água . Mas, com a adição de dióxido de manganês ou catalase enzimas a partir de batata a reação ocorre muito mais rapidamente.
Radiação
Os compostos também podem ser discriminadas por exposição à radiação, particularmente comprimento de onda mais curto , ondas de alta energia . A radiação ultravioleta é prejudicial para a vida , porque pode causar a quebra de moléculas de DNA. Isto também significa que ele pode ser usado como uma técnica de higienização eficaz . A exposição a altos níveis de radiação ultravioleta de alta na atmosfera provoca CFC para quebrar e tornar-se prejudicial para a camada de ozônio.