O físico Philip Wallace primeiro investigou a teoria que explica a existência de grafeno em 1947, enquanto ele estava estudando as propriedades eletrônicas do grafite. No entanto , o grafeno não foi realmente descoberto até 2004 por Andre Geim e Konstantin Novoselov . Grafeno consiste de uma única camada de átomos de carbono ligados entre si numa estrutura semelhante a um favo de mel ou de fio de galinha . O grafeno é o bloco de construção para estruturas atômicas feitas pelo homem , tais como as moléculas de futebol- em forma de bola chamados buckyballs .
Força
De acordo com o físico Michio Kaku , o grafeno é 200 vezes mais forte que o aço. Em 2008, a Universidade de Columbia professores de engenharia mecânica James Hone e Jeffrey Kysar descoberto imensa força de grafeno medindo a força que levou para quebrá-lo. Em seu teste, eles esculpiram pequenos buracos em uma pastilha de silício e colocou uma folha de grafeno sobre cada buraco. Os pesquisadores então pressionado em cada folha de grafeno com uma sonda de diamante acentuado até o grafeno quebrou . Hone comparou o teste para medir a força necessária para picar um lápis através de uma folha de plástico esticada sobre uma xícara de café. Segundo Hone , um pedaço de grafeno esticado através do mesmo copo poderia apoiar um equilíbrio elefante no lápis. No entanto, Hone e Kysar não acredito grafeno nunca vai ser usado para projetos de grande escala , porque só exibe sua super força em pequenas quantidades.
Propriedades
Para além da sua força , o grafeno tem várias outras propriedades que intrigam cientistas e engenheiros. À temperatura ambiente , o grafeno é o melhor condutor de eletricidade conhecida pela humanidade . Grafeno é um dos materiais mais finos possíveis e , como borracha , que pode ser esticado cerca de um quarto do seu comprimento . Ele tem a maior área de superfície conhecida por um material de seu peso.
Usos Potenciais
Engenheiros e cientistas concebeu muitos usos potenciais para o grafeno . Por exemplo , os engenheiros de chips de computador acreditam que o grafeno pode substituir o silício como material básico para os minúsculos transistores usados em chips de computador. Em 2008, a equipe que descobriu o grafeno inventou um transistor um átomo de espessura e 10 átomos de diâmetro - menor que o menor transistor engenheiros podem fazer com o silício . Em teoria, chips de computador grafeno seria menor , mais rápido e mais resistente ao calor do que os chips de silício. Cientistas da Universidade de Cambridge acreditam propriedades condutoras de luz do grafeno poderia ajudar na produção de células, LEDs , telas sensíveis ao toque flexíveis solares e lasers de alta velocidade. Outras aplicações potenciais incluem materiais compósitos para aeronaves mais leves e os satélites , as baterias mais eficientes , melhores plásticos , equipamentos médicos mais forte, recipientes de armazenamento de alimentos estanques e melhor equipamento desportivo.