Um semicondutor começa como uma estrutura cristalina formada por um único tipo de átomo . Cada um desses átomos é bloqueado no local , compartilhando elétrons com cada um de seus vizinhos em um padrão uniforme que se repete milhares de milhões de vezes. Este material é então cozida num forno , que contém um gás cuidadosamente seleccionados . Alguns dos átomos de gás substituir alguns dos átomos de cristal . Se os átomos de gás conter mais do que um electrão dos átomos de cristal , haverá poucos electrões livres no material e o material será chamado um semicondutor " tipo-N " . Se os átomos de gás têm um menor do que os electrões átomos de cristal , haverá lugares em que o material está em falta um electrão e o material será chamado um semicondutor " tipo-P " . Estes buracos , onde os elétrons deveriam estar , mover-se livremente sobre o material.
Diodes
Se um semicondutor do tipo P é colocado ao lado de um N- tipo de semicondutores , não vai uma pequena concentração de elétrons e buracos perto do cruzamento . Se um potencial positivo é aplicado ao semicondutor do tipo N e um potencial negativo é aplicado ao semicondutor do tipo P , os orifícios e electrões são puxados para fora da junção e não passa corrente . Se os potenciais são invertidos , os buracos e os elétrons são empurrados juntos e atuais fluxos. O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente flua em uma direção, mas não na direção oposta .
Transistores
Um transistor é um pouco como dois diodos ligados em sentidos opostos . Na verdade, existem três segmentos de semicondutores , onde os dois segmentos externos são os mesmos e do segmento médio é diferente . O arranjo pode ser PNP ou NPN . As três partes são chamadas o emissor , base e colector. Estes nomes refletem a maneira como os transistores foram usados originalmente . Sinais começou no emissor e viajou por todo o transistor para o coletor. Uma pequena voltagem na base controlado o sinal de que vai através do transistor. A fatia central ( a base) é mais fino do que as outras duas fatias .
PNP
O coletor e emissor de um transistor PNP são os dois semicondutores tipo P . Eles têm buracos que podem atuar como portadores de eletricidade. A fatia fina de N- tipo de semicondutores entre o coletor e emissor significa que um sinal que vai em qualquer direção terá que ir através de uma junção na direção "errada" , ou seja , a direção que o torna parecido com um diodo polarizado no erro direção. Quando uma voltagem é aplicada à base, ou seja , a fatia do tipo N , que controla a quantidade de efeito desta fatia do tipo N interfere com o fluxo emissor eo coletor .