impurezas comuns em cobalto incluem ferro , níquel, cobre , zinco e chumbo , entre outros. Uma abordagem para a purificação é de fusão zona em que o cobalto é puxada através de um aquecedor de modo que uma zona de fundido percorre o cobalto , recolha de impurezas no processo . Infelizmente, essa abordagem não é adequada para a remoção de ferro e níquel, por isso é melhor que o último passo no processo , após a utilização de outras técnicas como a cromatografia de troca aniônica e electrowinning .
Anion cromatografia de troca
na cromatografia de troca aniónica , uma solução contendo o cobalto e as impurezas flui através de uma coluna cheia com um material polimérico inerte , o qual foi tratado quimicamente para que ele possui grupos carregados positivamente que se ligam com carga negativa iões que flui através da coluna . Em uma solução de ácido clorídrico , os iões cloreto podem ligar-se a iões de metais para criar um complexo com uma carga global negativa . Uma concentração adequada de ácido clorídrico assegura os iões de cobalto, formar complexos com uma carga negativa e permanecer ligada na coluna ao passo que os outros iões fluam através do solvente . Acrescentando posteriormente uma solução de ácido clorídrico de uma concentração diferente irá remover os íons de cobalto da coluna para que possam ser recuperados.
Eletroextração
eletroextração é um eletroquímica processo que usa uma corrente elétrica para oxidar íons cobalto e depósito de cobalto em um eletrodo. A corrente eléctrica é passada através de uma solução de iões de cobalto, com duas cargas positivas em conjunto com sulfato ou cloreto . Os eletrodos podem ser feitos de chumbo ou titânio revestido com um metal resistente à corrosão . Eléctrodos de chumbo são utilizados em conjunto com sulfato de cobalto uma vez que este processo vai depositar cobalto oxihidr�ido sobre o eléctrodo de chumbo . Eléctrodos de titânio revestidos , pelo contrário , são utilizados em conjunto com uma solução de cloreto de cobalto .
Considerações
Um inconveniente para o uso de soluções de cloreto de cobalto é a libertação de cloro gás , que é altamente tóxico ; ensacamento do ânodo ( eletrodo onde ocorre a oxidação ) ajuda a manter o cloro contido . Cromatografia de troca aniónica , por via electrolítica e zona de fusão são muitas vezes utilizados em conjunto e em que ordem , com cada passo de remoção de algumas das impurezas restantes do último . Uma maneira de testar a pureza do produto é medindo sua resistividade residual , a resistência que ele oferece à corrente elétrica em temperaturas muito baixas .